Estado confirma primeiro caso de varíola dos macacos em Igrejinha

IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVA Foto: OMS/Divulgação

Igrejinha – A Secretaria de Saúde de Igrejinha informou na noite desta quarta-feira (03), que o Estado confirmou o primeiro caso de Monkeypox no município, sendo o resultado do exame emitido hoje pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN/RS).

O caso foi atendido em uma das Unidades de Saúde da Família do território, apresentando quadro clínico compatível com fase tardia de evolução, cicatrização das lesões.

De acordo com o município, a pessoa infectada é um homem de 48 anos que se mudou para a cidade há cerca de 20 dias, reside sozinho e não tem familiares residentes em Igrejinha. O homem morava em Canoas e, conforme a história clínica, o contágio não aconteceu em Igrejinha, caracterizando caso importado de Monkeypox.

“O usuário permanece em isolamento domiciliar, passa bem, sem complicações até o momento; tem sido acompanhado pela equipe de Estratégia Saúde da Família que, em conjunto com a equipe de Vigilância em Saúde, vem realizando a identificação e monitoramento dos contatos”, declarou o município, em nota.

Sobre a doença e sintomas:

A varíola dos macacos é uma infecção causada por um vírus que geralmente se manifesta de forma leve. Os principais sintomas são febre, dor e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes específicas do corpo.
É preciso prestar atenção a questões como compartilhamento de utensílios e contato direto com lesões na pele, fluídos e secreções corporais.

O período de isolamento será recomendado pelo médico e depende da cicatrização completa das lesões na pele. As pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não apresentam nenhum sintoma, não possuem recomendação de isolamento.

Caso apresente sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima para receber avaliação médica.
Dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelos números: (51) 3549-8668 (51) 3549-8642 e (51) 99821-9039 (whatsapp).