Especialidades do Hospital São Francisco de Assis se destacam como referência na região

Com mais de 30 anos de história, o Hospital São Francisco de Assis vem recebendo a confiança do estado para, a cada dia que passa, consolidar ainda mais os serviços que oferece. Referência em obstetrícia para a região 6 de saúde da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, desde o início do ano até agosto, 1052 crianças nasceram no hospital parobeense.
Além deste serviço, o HSFA também oferece atendimentos especializados nas áreas de urologia, proctologia, vascular, cirurgia geral e traumatologia. Até o mês de agosto a especialidade que mais realizou atendimentos foi a de traumatologia totalizando 3525 consultas, seguido de urologia com 1383, vascular com 910, 824 na cirurgia geral, 767 na ginecologia e 700 na proctologia. “Esses atendimentos, todos, de janeiro até agora, são realizados através do SUS. O hospital é totalmente SUS”, destacou o Dr. João Schmitt, diretor do hospital.
Conforme Schmitt, o número de municípios atendidos pelo HSFA varia conforme a especialidade, de acordo com o doutor, só na área de internação, mais de 150 cidades são atendidas pela casa de saúde parobeense.
João Schmitt, também ressaltou a importância de não confundir os atendimentos na hora de precisar de uma consulta do hospital:“o serviço de atenção básica é prestado pelo município e a atenção da média e alta complexidade é feita dentro do hospital. Por exemplo, consultas médicas de agendamento, são feitas nos postos de saúde, agravou, ficou mal, emergência, no hospital”, explicou.

MOMENTO COMUNIDADE
Em agosto deste ano, o Hospital São Francisco de Assis deu início ao projeto Momento Comunidade, que de acordo com a direção do HSFA, tem o objetivo de “oportunizar um espaço onde os usuários possam esclarecer todas as suas dúvidas e exporem sua opinião. ”A instituição conta com canais como ouvidoria e pesquisa de satisfação, no entanto, segundo João Schmitt, “o projeto será de fundamental importância para incluir mais os usuários na vida do hospital, para incluir mais os usuários na vida do hospital”. Os encontros acontecem sempre na terceira sexta-feira de cada mês, às 10h30, no hospital.

Foto: Lilian Moraes