Em reunião com direção do hospital, autoridades cobram esclarecimentos sobre óbitos de crianças em Parobé

Foto: Divulgação/PMP

Por Prefeitura de Parobé
O prefeito de Parobé Diego Picucha e a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima, acompanhados de uma comissão de secretários municipais e vereadores, tiveram uma importante reunião na manhã desta quarta-feira, 24, com o diretor do Hospital São Francisco de Assis João Schmitt, com a vice-presidente da Associação Beneficente de Parobé Cleide Redin e com as responsáveis técnicas, a médica Caroline Salim e a enfermeira Carla Bittencourt.
Durante a reunião, além da discussão sobre ajustes no fluxo de atendimentos na unidade, Picucha e os vereadores questionaram a direção do hospital sobre recentes casos de mortalidade infantil registrados na unidade de saúde nos últimos dias e cobraram quais as ações efetivas que estão sendo tomadas pela gestão da casa de saúde para investigar esses casos e para prevenir futuros óbitos.
“A saúde de nossas crianças é uma prioridade. Temos investido em diversas ações de saúde e prevenção, como os Programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor de Parobé (que se tornaram referência no Estado pelo trabalho com gestantes), bem como o Centro Municipal de Atendimento a Criança (que também é motivo de orgulho e uma referência na região pelo atendimento de crianças). Não vamos medir esforços e seguiremos cobrando ações efetivas em prol da saúde de nossa comunidade. Destacamos que não estamos lidando com números, mas sim com mães, filhos, famílias e com uma comunidade toda que sofre com essas tragédias”, afirma o prefeito.
O diretor do hospital destacou o compromisso da gestora de investigar e esclarecer os fatos e ocorrências relacionados aos óbitos e que a entidade realiza uma média de 150 partos por mês, todos dentro dos protocolos sanitários hospitalares e atendendo todas as portarias e normativas do SUS, zelando sempre pela segurança e qualidade nos atendimentos.
O prefeito destacou que, mesmo o hospital sendo de responsabilidade da gestora e não do Município, não tem medido esforços para cobrar esclarecimentos sobre esses casos e sobre as medidas adotadas para evitar novos óbitos.
Participaram da reunião o procurador jurídico Marcos Vinícius Carniel, os secretários municipais Joel Vargas, Vera Rejane, Vinícius Felippe e os vereadores Gringo, Celso Açougueiro, Leno, Diego Dj, Henrique dos Santos, Celso Abreu e Nilson Machado.