Edital do programa Mais Médicos prevê 23 vagas para região do Sinos e Paranhana

Foto: Lilian Moraes

Região – O governo federal lançou na última semana, através do Ministério da Saúde, o edital de retomada do programa Mais Médicos. Para o Rio Grande do Sul, foram habilitadas 552 vagas; para as 10 cidades de cobertura do Jornal Repercussão, são 23 postos que podem ser ocupados.

Taquara é o destaque da região com um total de 10 vagas. O município está, inclusive, entre as 10 cidades gaúchas com mais habilitações disponíveis. O secretário de Saúde, Dodô Mello, comemorou a conquista, salientando que resolverá uma demanda reprimida na cidade. “Estamos muito felizes por esta novidade tão esperada, pois sabemos o quanto precisamos de mais médicos em Taquara”. Todos os demais municípios contemplados também já solicitaram que os profissionais sejam encaminhados.

Poderão participar dos editais do Mais Médicos os profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros. Segundo o governo federal, o foco é garantir a presença de médicos brasileiros na iniciativa.

Entenda a situação em cada uma das cidades da região

Taquara
Como o município já conta com cinco médicos atuando pelo programa, serão outros cinco novos profissionais que vão compor o quadro da cidade. “Ainda estamos estudando as localidades onde eles irão atenter. Já trabalhei na atenção básica e esses profissionais são muito bons, fazem toda uma prevenção para que os casos não cheguem até a emergência”, diz o secretário Dodô Mello.

Sapiranga
O município tem direito a quatro vagas, e todas foram solicitadas. A cidade conta, atualmente, com três profissionais pelo programa Mais Médicos e uma médica pelo programa Médicos pelo Brasil. “Com a atuação destes profissionais, conseguimos ampliar a cobertura da atenção primária”, define a secretária de Saúde Janete Hess.

Igrejinha
A Secretaria de Saúde realizou o aceite das quatro novas vagas de médicos clínicos 40h, que irão atuar nas Unidades de Saúde conforme a demanda. Atualmente, são dois profissionais no município, que atendem na ESF Moinho e ESF Viaduto. Com a chegada dos novos médicos, o Município de Igrejinha terá seis profissionais do programa Mais Médicos.

Nova Hartz
Vice-prefeito e secretário de Saúde da cidade, Neri Chicatto explica que o município já confirmou, através do sistema, o interesse nas três vagas disponibilizadas. Apenas um profissional atua pelo programa atualmente. “É importante ter estes profissionais atuando aqui, pois assim conseguimos atender melhor nossa população, atuando na prevenção da saúde”, define.

Parobé
A cidade foi contemplada com apenas uma vaga. Conforme a Secretaria de Saúde, ela foi solicitada junto ao governo. A localidade de atuação será definida com a chegada do profissional. O município já tem, no entanto, sete profissionais que atuam pelo Mais Médicos e outros três que atendem pelo Médicos pelo Brasil.

Demais cidades
Araricá também foi contemplada com apenas uma vaga no novo edital. Riozinho e Rolante não foram contemplados com vagas e não dispõem de profissionais pelos programas federais. Campo Bom e Três Coroas não tiveram vagas no edital e contam, atualmente, com um profissional pelo programa Mais Médicos.