Do solo para a mesa: agricultura familiar tem apoio em Taquara para se manter forte

 Taquara – A agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos no mundo. Por isso o fortalecimento das ações dos pequenos produtores é tão importante. Estudos indicam ainda que a agricultura familiar é também guardiã de cerca de 75% de todos os recursos agrícolas do mundo e, portanto, é fundamental para a melhoria da sustentabilidade ecológica e dos recursos.
Em Taquara, esse apoio é oferecido com maquinário e também com orientações técnicas. “Sempre que podemos, auxiliamos nossos produtores rurais. Nossa forma de apoio é com equipamentos e também com orientações, por meio de parceria com a EMATER/ASCAR e com o Sindicato dos Produtores Rurais, que dão cursos e qualificações”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Adelar Marques. “Somos uma peça importante dentro do andamento das coisas. Afinal de contas, é do campo que vem o que está na mesa. Hoje colocamos nossos produtos nas escolas também. São produtos de ótima qualidade que estão sendo direcionados aos alunos de Taquara”, comenta o presidente da Associação Taquarense de Produtos de Agricultura, Jair Rohr.

Permanecer no campo

Para Rohr, os incentivos fazem com que cada vez mais os produtores se especializem e ofereçam à comunidade taquarense produtos de qualidade, além de incentivar para que não ocorra a migração do campo para a cidade. “Este é um meio de incentivar o pessoal a ficar na colônia. De incentivar o pessoal a ficar na terra e plantar. Eu tenho uma plantação pequena, de horti-fruti, mas que dá para o sustento de minha família”, comenta o produtor rural.

Texto e foto: Ariel Lima