Divulgação de medicamentos disponíveis em Taquara será discutida na Câmara

Atualmente, farmácia fornece 109 tipos de medicamentos para a população taquarense Foto: Divulgação

Sob a justificativa de que a transparência pública é dever dos governantes e direito dos cidadãos, recentemente, o vereador Luis Felipe Lenhen (PSDB) sugeriu na Câmara de Vereadores de Taquara, um projeto de lei que prevê a divulgação da listagem de medicamentos disponíveis e em falta na rede municipal de saúde.
O projeto de lei de nº131 de 21 de outubro de 2019, sugere que a secretaria divulgue no site oficial do município, assim como nas redes sociais que a cidade participa, nos postos de saúde e nos demais locais de distribuição dos medicamentos, uma lista que informe a disponibilidade dos remédios. No caso dos espaços físicos, a lei ainda deixa claro que essa lista deve ser disponibilizada de forma impressa e de fácil visibilidade.
A proposta ainda prevê que a lista precisará indicar o local onde o medicamento se encontra disponível para retirada. Já no que diz respeito aos remédios em falta, a listagem deverá informar sobre a previsão de reinício de distribuição.
Caso aprovada, o poder executivo tem o prazo de 60 dias para regulamentar a lei.

Secretário comentou sobre a proposta

Vanderlei Petry, secretário de saúde da cidade, explanou a sua opinião sobre o assunto: “De imediato posso dizer que é uma proposta um tanto quanto sem resultado prático. O que nós podemos publicar é a relação dos medicamentos que estão constantes na Relação Nacional de Medicamentos para a atenção básica. As eventuais faltas destes é uma situação que pode acontecer hoje, mas o fornecedor entregar amanhã, isso vai muito de acordo com a demanda, nós temos mais de 40 médicos que prescrevem medicações todo dia”, comentou.

Vereador com a palavra