Complexo de Saúde de Taquara tem previsão de entrega para março de 2024

A comunidade de Taquara terá, em breve, um moderno e amplo Complexo Municipal de Saúde. As obras no local estão em andamento desde setembro e a previsão do Executivo é que os trabalhos sejam finalizados em março do próximo ano.

O novo espaço de atendimento para a comunidade está sendo construído onde, antes, seria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na avenida Sebastião Amoretti, no bairro Morro do Leôncio.

A retomada das obras no local ocorreu no mês de setembro, após finalizados os trâmites licitatórios.

O novo empreendimento terá uma área total de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados. Para realizar as obras do Complexo Municipal de Saúde, a Prefeitura de Taquara recebeu, ainda em 2021, recursos do Governo do Estado, através do programa Avançar na Saúde, na quantia de R$2,4 milhões.

A contrutora Gass é a responsável pela execução da obra que excecuta, nesta etapa, instalações elétricas e serviços estruturais. A próxima etapa prevê a instalação dos gases medicinais, infraestrutura externa e instalação de equipamentos.

“Marco na saúde”

Estusiasmada com as obras do Complexo de Saúde, a prefeita Sirlei Silveira valoriza o investimento da prefeitura. “Será um novo marco na saúde em Taquara”, resume. “Nós teremos atendimento de unidade básica de saúde, estratégia de saúde da família para moradores que hoje não tem esse serviço. Teremos dentistas, saúde da mulher. Este local trará um atendimento de muito mais tranquilidade para a comunidade”, finaliza.

Unidades de saúde

O novo complexo irá abrigar três estratégias de saúde da família que serão implementadas como referência para cerca de 11 mil moradores dos bairros Centro, Cruzeiro do Sul, Morro da Cruz, Morro do Leôncio, Recreio, Sagrada Família e Santa Rosa. O novo Centro de Saúde de Taquara também vai contar com Pronto Atendimento, Saúde da Mulher, atendimentos odontológicos e de fisioterapia e Centro de Especialidades Médicas.

Base do SAMU

Além de todos os serviços que serão disponibilizados para a comunidade no novo Centro de Saúde, parte da área vai abrigar a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A previsão da prefeitura é que as ambulâncias ocupem o local ainda em 2023, deixando a sede atual, que é alugada.