Clínica do curso de Fisioterapia da Faccat é diferencial para a região do Paranhana

As salas possuem estrutura para várias áreas como cinesioterapia (movimentos), cardio e pneumoterapia Foto: Cláudia Silva

Com pouco mais de três meses de atividade, a Clínica de Ensino de Fisioterapia Faccat (Cefisio), já atendeu mais de 100 pacientes para tratamento nas mais diversas áreas.

 

O local é utilizado para o contato de acadêmicos do Estágio I com pacientes que são encaminhados pela rede de saúde de Taquara, ou procuram diretamente a clínica para agendamento. “Temos aqui na Cefisio estrutura para área de ortopedia e traumatologia, fisioterapia neurofuncional e fisioterapia cardiorrespiratória”, destacou a professora e coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Melissa Mallmann.
A Cefisio funciona nos laboratórios do curso, que também são utilizados como sala de aula para algumas disciplinas. Cada espaço é direcionado para algum tipo de tratamento, como explica a coordenadora.”No laboratório de reabilitação cardiorrespiratório temos tubo de oxigênio, vácuo, caso necessite alguma intervenção como a aspiração, esteiras para o processo avaliativo, toda a estrutura”, comentou.
O atendimento da Cefisio é realizado pelos acadêmicos do final do curso, sob a supervisão dos professores orientadores.

Profissional capacitado

Ana Melissa Mallmann, coordenadora do curso. “Essa estrutura traz uma vivência importante para o aluno. São equipamentos e materiais necessários para desenvolver todas as habilidades e competências específicas do futuro profissional”.

Valéria Lanz, formanda. “Como estamos no final do curso, precisamos colocar em prática toda a teoria que aprendemos nesses anos de estudo. Aplicando esse conhecimento, aprendemos e ainda podemos proporcionar um bem para a comunidade”.

Pacientes SUS

A Faccat mantém uma parceria com a Prefeitura de Taquara e 50% dos atendimentos realizados na Cefisio são direcionados pela rede SUS do município.
Os alunos realizam dois níveis de estágio. Na clínica, que possui quatro laboratórios direcionados para cada tratamento, incluindo uma brinquedoteca para atendimento infantil, acontece o Estágio I. A Cefisio também tem uma parceria com uma academia e oferece atendimento de hidroterapia.
Na disciplina de Estágio II os atendimentos acontecem em uma UBS de Rolante e no Centro Nefrológico de Taquara.
Para as pessoas da comunidade que queiram realizar tratamento na Cefisio é necessário entrar em contato com a secretaria no (51) 3541 6642. O atendimento é direcionado para pessoas que recebem até 3 salários mínimos e o valor cobrado é de 1% dos rendimentos.

Nota máxima do Ministério

Em 20 de junho, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o conceito 5 de avaliação para o curso de Fisioterapia da Faccat. A nota é a máxima atingida e leva em conta o desempenho dos alunos e também a estrutura oferecida para as aulas. A Cefisio recebeu elogios dos avaliadores do Ministério que estiveram na Faccat. “O projeto pedagógico começou dois anos antes de abrirmos turmas, já são oito anos de aperfeiçoamento e essa nota é um reconhecimento”, destacou Ana Melissa.
No segundo semestre de 2022, a Faccat vai formar a primeira turma de Fisioterapia e os 14 acadêmicos, em breve profissionais da área, passaram pela Cefisio e destacam a importância dessa estrutura. “Nesses espaços temos o primeiro contato com os pacientes, o que é muito importante”, salientou a formanda Valéria Constante Lanz.