Centro de Especialidades de Riozinho entra na etapa final de construção

Riozinho – – A saúde do município em breve contará com um novo espaço para atendimento da comunidade. O Centro de Especialidades, que tem sua inauguração prevista para o fim de junho, disponibilizará até 10 diferentes áreas com consultas gratuitas. Profissionais da ginecologia, pediatria, psicologia, psiquiatria, nutrição e obstetrícia prestarão seus serviços no novo centro. A intenção dos gestores do município é de que o atendimento médico seja realizado em um padrão de clínica particular.

Situado no antigo prédio do Banrisul, ao lado do Salão Paroquial, o espaço foi totalmente reformado com recursos oriundos do caixa do município. Na última semana, os letreiros da fachada foram instalados juntamente com a iluminação, representando os retoques finais da obra. De acordo com o secretário de Saúde e vice-prefeito, Diogo Pretto, o novo centro terá capacidade para realizar mais de 60 atendimentos por dia, contando inicialmente com cerca de 10 profissionais, que já estão em fase final de contratação. A marcação de consultas
poderá ser feita no local mediante apresentação do cartão SUS.

Diogo também destaca que Riozinho é o único município da região que não tem fila para realização de pré-câncer e exames laboratoriais de mamografia e tomografia. Segundo ele, a demanda nessa área tem crescido e o novo centro deve ampliar esse atendimento, com objetivo de manter a fila zerada. Atualmente, cerca de 25% do orçamento do município é direcionada para áreas da saúde.

Um grande marco na saúde de Riozinho

“A comunidade terá acesso a especialistas aqui mesmo, sem precisar se deslocar. Esse é um passo gigantesco para melhorarmos ainda mais a Saúde em nossa cidade” define o prefeito, Valério José Esquinatti. A obra representa um marco na saúde do município e se junta às demais estruturas que compõem o Sistema Municipal de Saúde – posto, laboratório de análises clínicas, Farmácia Municipal e hospital, complementando a rede pública com maior qualidade e capacidade de atendimento.

Legado para as próximas gerações

O prédio do Centro de Especialidades foi reformado pelo poder público mas pertence à Igreja Católica do município, que receberá repasses mensais relativos ao aluguel do local. Mesmo assim, a obra se configura como um grande investimento que trará importantes retornos para a população. O custo com os profissionais envolvidos no atendimento será alto, mas a expectativa é de que, logo após o início das atividades, novos especialistas sejam agregados para compor o quadro das áreas com maiores demandas. “O objetivo do prefeito Valério e meu, assim como de todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, é oferecer um serviço diferenciado na rede pública”, justifica o secretário da Saúde e vice-prefeito Diogo Pretto. O prefeito Valério ainda ressalta que, para um município pequeno, este é um passo gigantesco que deixará um importante legado para as futuras gerações.