Centro de Especialidades de Riozinho atende 600 pessoas todos os meses

Foto: Karla Martins Nunes/PMR

A melhoria dos atendimentos de saúde à população sempre esteve entre os objetivos da Administração da Prefeitura de Riozinho, liderada pelo prefeito Marquinhos Pretto. E um dos locais que recebe uma atenção especial é o Centro Municipal de Especialidades. Desde o início da gestão, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando melhorias constantes no local com o objetivo de oferecer ainda mais opções de especialidades e facilitar o acesso da comunidade aos serviços de saúde.

Um dos avanços na melhoria do Centro de Especialidades foi a criação do Canal Digital, facilitando a marcação de consultas por telefone, pelo aplicativo do WhatsApp, a qualquer dia, dentro do horário de expediente. Dessa forma, os pacientes não precisam aguardar um dia específico para marcar seus atendimentos, medida que reduziu as filas em busca de consultas.

Outra ação executada pela Administração de Riozinho foi a contratação de novos profissionais, permitindo um maior número de atendimentos, com mais agilidade.

O Centro de Especialidades já ultrapassa a marca de mais de 600 atendimentos por mês. De janeiro de 2021 até maio deste ano, mais de 27,5 mil pessoas já receberam atendimento no Centro de Especialidades.
Nas segundas, terças, quartas e sextas, o horário de atendimento do Centro de Especialidades é das 8h às 17h35 e, nas quintas-feiras, o atendimento inicia às 7h30. O WhatsApp de contato do Centro de Especialidades é o 99694-7693.

Enfermagem diariamente

Outra melhoria promovida pela gestão do prefeito Marquinhos Pretto no Centro de Especialidades foi garantir o atendimento diário de enfermagem no local.

Já os atendimentos de psiquiatria e pediatria aumentaram em 100%, enquanto os testes da orelhinha e da linguinha foram incluídos nas especialidades, evitando o deslocamento das mães para outras cidades. A atuação da equipe do programa Primeira Infância Melhor (PIM) também se destaca e recebeu uma atenção da Administração no Centro de Especialidades, permitindo melhora na qualidade da educação e potencializando o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos.

Prioridade e respeito à comunidade

Ramão Corso, secretário de Saúde de Riozinho, valoriza as melhorias realizadas pela gestão no Centro de Especialidades e a forma como a saúde é valorizada na cidade. “Quando assumimos a saúde, vimos que a população tinha um acesso muito difícil ao Centro de Especialidades. Era sofrido ver as pessoas se colocarem em uma fila, no frio e na chuva, onde apenas um dia no mês era possível agendar uma consulta. Fizemos ajustes na agenda para aumentar demandas de especialidades e também para que o profissional pudesse realizar um atendimento mais humanizado e de qualidade ao paciente”, cita Ramão.