Centro Covid de Taquara mudará de endereço em razão da demanda de atendimentos

Durante a semana, espaço recebeu limpeza e no momento passa por adequações. Foto: Cris Vargas / Prefeitura de Taquara

Taquara – A semana iniciou batendo recordes de atendimentos diários no Centro Covid de Taquara. Na quarta-feira (3), 262 pessoas buscaram o local em razão de sintomas compatíveis ao novo coronavírus – maior número desde o início da pandemia. Com a grande procura, o serviço superlotou. Buscando solucionar este problema, o Centro Covid mudará, nos próximos dias, de endereço, passando para um prédio de 1,5 mil metros quadrados às margens da Avenida Sebastião Amoretti, número 2200, no bairro Petrópolis.

Esta será a segunda mudança do Centro Covid na atual administração. No início de janeiro, o serviço saiu de um prédio alugado sem banheiros e ar-condicionado para um imóvel do município com melhor estrutura. No entanto, com a alta demanda de pessoas com sintomas nos últimos dias, a Prefeitura viu a necessidade de buscar outro local. O futuro espaço foi utilizado durante algum tempo por uma fábrica de calçados. Nos últimos meses, estava ocioso. O proprietário ofereceu gratuitamente, em sistema de comodato, toda a estrutura para que ali sejam atendidos pacientes com suspeita da doença.

Para a Prefeita Sirlei Silveira, a boa ação veio como presente para o município, pois não haverá custos de locação e oferecerá maior conforto à população. “O espaço é amplo, bem ventilado. Esta cedência acalenta o coração, pois beneficiará nossos moradores em um momento de necessidade”, destacou a prefeita. O novo endereço tem 105 assentos para aguardar atendimento, com espaçamento de um metro e meio entre cada cadeira. Na terça (2) e quarta-feira (3), foi realizada uma faxina em toda a estrutura. Na próxima semana, estão sendo feitas as adequações físicas, elétricas e de água, com instalação dos consultórios.

Centro Covid e Síndromes Gripais
Além do Centro Covid, o novo endereço também atenderá síndromes gripal e respiratória aguda grave, que costumam ser mais presentes durante o inverno, principalmente em crianças e idosos. A estrutura para o serviço terá três consultórios médicos, três salas de observação, sala de Enfermagem, sala de Triagem, banheiros masculino, feminino e exclusivo para equipe de profissionais, além de recepção. A secretária de Saúde de Taquara, Ana Maria Rodrigues, ressalta que o aumento de casos ativos e o recorde de pacientes atendidos nos últimos dias fez necessária esta estratégia de ter um espaço mais amplo, com distanciamento e que permita um atendimento humanizado aos taquarenses.

Entre as ações realizadas recentemente, está a ampliação de equipe médica e de enfermagem para dar conta desse volume de atendimentos. “Vivemos o pior momento da pandemia, com esgotamento do sistema público de saúde, principalmente de leitos clínicos e UTIs na rede hospitalar”, reforçou. A secretária enfatiza a importância das parcerias e do envolvimento da comunidade em apoiar ações e agradece a oferta deste comodato, pois permitirá um espaço de saúde com mais qualidade e no inverno podendo atender as síndromes gripais.