Casos de covid e procura por atendimento aumentam na região

Orientação é que a população mantenha em dia as doses de vacina contra a covid Foto: Lilian Moraes

Região – Após meses de estabilidade na incidência de casos de covid-19, a região volta a registrar aumento na procura por atendimento médico de pacientes com sintomas gripais. Como resultado, os municípios também tiveram crescimento na média de testes realizados por dia e acendem o alerta para a possibilidade de uma nova onda da doença.

Em Sapiranga, a média diária de testes passou de 10 em outubro para 40 em novembro. Até a última semana, eram 35 casos ativos. “Desde o dia 7 deste mês, estamos com nossas equipes de saúde em alerta. Todas as unidades de saúde dispõe de TR COVID antígeno que facilita o diagnóstico de forma rápida e oportuniza o tratamento de forma mais segura”, ressalta a secretária de Saúde, Janete Hess. No município, o segundo reforço está disponível para todos com mais de 30 anos.

Situação em Parobé
No município, estão sendo realizados em média 50 testes por dia. Na última semana, eram 41 pacientes em monitoramento. “Como em todos os municípios, houve, sim, o aumento do número de casos de covid, comparado aos últimos meses, até mesmo o número de atendimento teve um aumento significativo de pacientes com sintomas gripais”, contextualiza a secretária de Saúde, Ana Elisa Lima.

Taquara tem estabilidade
Conforme a Secretaria de Saúde, em outubro, a média diária era de cinco testes. Nas primeiras semanas de novembro, subiu para sete. Os registros oficiais davam conta de somente um paciente positivado na última semana. “Verificamos que houve um aumento nos atendimentos de pacientes com sintomas gripais, contudo não houve aumento nos resultados positivos dos testes. É muito importante que a população mantenha as doses da vacina contra a Covid em dia”, ressalta a secretária de Saúde do município, Mariane Farias da Silva. A segunda dose de reforço está disponível para todas as pessoas com mais de 18 anos em Taquara.