Capacitação promove conhecimento e integração para profissionais da Educação Inclusiva em Taquara

Diretora do Ceap, Silvana Teresa Krupp e psicóloga Adriana Trindade Machado Foto: Magda Rabie

Por Prefeitura de Taquara

O Centro Especializado em Aprendizagem e Pesquisa (CEAP) sediou na manhã dessa sexta-feira (5), uma capacitação voltada para aproximadamente 25 professores e equipes dos três eixos de inclusão do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) de Taquara.

 

“A iniciativa visa não apenas a capacitação técnica, mas também a sensibilização e o fortalecimento do compromisso com a inclusão educacional em Taquara. Ao promover a troca de conhecimento e experiências, o evento contribui para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e acolhedora para todos os alunos”, observa a prefeita Sirlei Silveira.

 

Com foco em aprimorar o atendimento educacional especializado, o evento reuniu profissionais dos segmentos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Centro Especializado em Aprendizagem e Pesquisa (CEAP) e da Escola Municipal de Educação Especial Lucas Sauer, fortalecendo os laços de colaboração e conhecimento entre os educadores.

 

Psicóloga do Programa Te Acolhe mediou o encontro

 

Destacando-se como palestrante, a psicóloga Adriana Trindade Machado, coordenadora do Centro Regional de Referência em Autismo do Programa Te Acolhe, do Governo do Estado do RS, compartilhou sua expertise e experiência, enriquecendo o debate e oferecendo insights valiosos aos participantes.

 

As temáticas abordadas foram diversificadas incluindo “A Atenção ao Aluno com TEA: mitos e cotidiano escolar”, “Conhecendo o Transtorno do Espectro Autista: Diagnóstico e intervenção”, “O papel da escola” e “Construindo Possibilidades no trabalho Intersetorial”.

 

“Levamos educação permanente sobre o autismo para que pessoas da educação, da saúde e da assistência tenham uma compreensão melhor de como podemos trabalhar, de quais são os direitos da pessoa com TEA e da sua família, pensando em intervenções. Além desta capacitação pontual, mensalmente estamos em Taquara, fazemos discussões de caso, com reuniões, tomadas de decisões que precisam do nosso olhar técnico”, menciona Adriana.