Campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira

Foto: Divulgação

Taquara – A 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, dia 12 de abril, e segue até 9 de julho. A vacinação será feita de forma escalonada onde os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas. Nesta primeira etapa, que ocorre de 12 de abril a 10 de maio, a vacina será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

As crianças devem ser vacinadas nas salas de vacinas das unidades básicas de saúde Piazito, Mundo Novo, Santa Terezinha e Empresa; as gestantes, nas UBSs onde realizam as consultas de Pré-natal; as puérperas, na UBS Piazito quando o recém-nascido for realizar o teste do pezinho e os trabalhadores de saúde no local de trabalho ou nas UBSs de acordo com o calendário.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação contra a influenza é muito importante, pois mesmo não protegendo contra o coronavírus prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

A segunda etapa da campanha será de 11 de maio a 8 de junho para a vacinação de idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. Já a terceira etapa, ocorre de 9 de junho a 9 de julho, e, será destinada à vacinação de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Todas as unidades básicas de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, atenderão, de segunda à sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Exclusivamente, o atendimento na UBS Piazito é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h e o atendimento na UBS Empresa é das 7h30min às 11h30min. (Acerca da necessidade de vacinadores nos dias de vacinação contra a Covid-19, alguma unidade poderá estar fechada).

A coordenadora responsável pelas imunizações, Fernanda Flores, observa que todos os profissionais de saúde devem levar documentação que comprove a idade e a atuação na área da saúde. As crianças devem estar munidas da carteira de vacinação e os doentes crônicos precisam apresentar a receita dos medicamentos.