Bairros de Parobé têm alto índice de infestação pelo mosquito da dengue

Parobé – O trabalho de amostragem por larvas realizado pela Vigilância em Saúde de Parobé mostrou que os bairros Nova Parobé, Guarani, Laranjeiras e Bela Vista estão com alta infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. No início da semana, eram 17 casos de dengue e um de chikungunya ativos no município.

De acordo com o agente de endemias Cléber Roldão, de todas as amostras coletadas nos bairros, 85% tinham a presença do mosquito. “Fazemos a identificação das larvas no nosso laboratório no mesmo dia da coleta. Há três semanas que estamos observando o crescimento nestes bairros em específico”, explica.

O maior problema, conforme o agente, é a resistência dos moradores em acreditar que a água parada é criadouro dos mosquitos. “As pessoas acumulam água em baldes e outros recipientes para regar plantas, lavar a calçada e outras coisas. O nosso maior problema hoje está dentro das residências”, ressalta.

Em 2022, neste mesmo período do ano, o município registrou 2.198 casos de dengue e dois óbitos.

Orientação
Diante da alta infestação, as equipes de combate têm intensificado o trabalho nos bairros, visitando todas as casas e orientando os moradores sobre a situação. Em casos em que os moradores não se encontrem, os alertas são deixados nas caixas de correio. “A única forma de diminuir é as pessoas eliminarem esses ambientes. Se não baixarmos o número de mosquitos, não conseguimos parar a contaminação”, alerta.