Após sofrer com alguns impasses no processo licitatório da empresa que fabricaria os móveis para o Complexo de Saúde do Centro, a Prefeitura de Igrejinha trabalhou intensamente para resolver o problema e já tem uma data prevista para a inauguração: 24 de junho.
O novo prédio vai abrigar os serviços da Vigilância em Saúde e Estratégia Saúde da Família (ESF) da região central do município.
No total, foi investido R$ 1,4 milhão na obra, que contempla uma estrutura de dois andares, com seis consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de triagem, sala de curativos e suturas e uma farmácia.
No final do mês, conforme as mudanças acontecerem, o município vai informar horários e dias nos canais oficiais da prefeitura, no entanto, ideia é de preparar essa realocação sem que seja necessário interromper os serviços por completo.
Nem todos mudam
O secretário de Saúde de Igrejinha, Vinicio Wallauer (na foto abaixo, à esquerda), deixa claro que nem todos os serviços vão mudar de lugar. A farmácia municipal, o setor de regulação de exames e o departamento administrativo da secretaria permanecem nos mesmos locais onde funcionam atualmente.
Maior estrutura
O Complexo de Saúde tem cerca de 600 metros quadrados e como já explicou o prefeito Leandro Horlle (na foto abaixo, à direita) ao Grupo Repercussão, o novo prédio deve funcionar como apoio para as unidades de saúde dos bairros de Igrejinha. O investimento no local atende as necessidades da região, que terá a maior estrutura de saúde da cidade.
Aproximadamente 50 pessoas, entre médicos e demais profissionais, devem atuar no local.
Homenagem a ex-prefeito
Em 2022, no dia que o falecimento do ex-prefeito Vladimir Volkart (Branco) completou dois anos, Horlle anunciou que o Complexo de Saúde seria batizado com o nome do ex-mandatário.
Branco esteve à frente do Executivo igrejinhense de 15 de novembro de 1991 até 31 de dezembro de 1992. Além disso, foi presidente da Câmara de Vereadores quando a Lei Orgânica do município foi promulgada.