Após nova análise, governo decide manter região em bandeira vermelha

Região – O mapa definitivo da 16ª rodada do distanciamento controlado foi anunciada pelo governador Eduardo Leite na tarde desta segunda-feira (24) e a decisão manteve, pela sétima semana consecutiva, a região liderada por Taquara no modelo de distanciamento controlado terá de seguir os protocolos da bandeira vermelha.

Como já adiantado pelo Grupo Repercussão na semana passada, apesar da indicação de alto risco, os municípios estão seguindo protocolos próprios, que flexibilizam o funcionamento de comércios, restaurantes e lancherias, criados a partir da proposta de cogestão para o enfrentamento da pandemia, que podem vigorar apenas quando houver indicação de bandeira vermelha para o bloco de cidades. Caso haja classificação em bandeira preta, laranja ou amarela, passam a valer as normas do modelo estadual de distanciamento.

Das cidades que compõem a Região 6, Riozinho e Cambará do Sul seguem os critérios da regra 0-0, por não registrarem óbitos ou internações por coronavírus nos 14 dias anteriores ao levantamento de dados da 15º rodada do distanciamento controlado.

Segundo o governador Eduardo Leite, os indicadores da região já permitiriam um retorno para a bandeira laranja, mas, devido à regra que exige que uma região permaneça obrigatoriamente duas semanas seguidas na bandeira vermelha, e pela gravidade da situação na região metropolitana de Porto Alegre, não foi possível reduzir as restrições nesta rodada de atualização das bandeiras.