Adolescentes de 17 anos começam a ser vacinados contra a Covid no sábado em Taquara

Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Cris Vargas/ Prefeitura de Taquara

No sábado (18), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Taquara inicia a vacinação em moradores do Município com 17 anos ou mais sem comorbidades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Piazito e Empresa, das 8 às 17 horas, enquanto durarem os estoques. Nos mesmos locais, data e horários, também haverá a segunda dose para vacinados com Pfizer há três meses ou mais ou para aqueles que estão com o prazo vencido para realizar a etapa complementar, ou seja, que já deveriam ter tomado e não compareceram no momento agendado, de qualquer imunizante.

Conforme a SMS, para a primeira dose será oferecida Pfizer, vacina que necessita ser aplicada em sala. Para os moradores atrasados com a 2° dose, será oferecida Pfizer, Fiocruz/Oxford/Astrazeneca e Coronavac/Sinovac/Butantan. A secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, explica que nos locais de vacinação haverá duas filas, uma para moradores da primeira dose e outra para a segunda dose. “Os pais ou responsáveis dos jovens de 17 anos podem, se assim desejarem, acompanhar seus filhos, mas não é obrigatório haver autorização, basta apresentar cópia e original de documento de identidade com foto, comprovante de residência ou declaração de endereço e cartão SUS em Taquara”, esclarece.

Todos Contra a Fome

Durante a vacinação, a equipe do Centro de Atendimento de Referência de Assistência Social (Cras) participa com a Campanha Todos Contra a Fome. A doação é espontânea e voluntária. Quem quiser colaborar pode doar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e fralda infantil de todos os tamanhos. Os produtos são direcionados a famílias que passam por situações de vulnerabilidade em Taquara.