Ação “Todos contra o mosquito Aedes aegypti” é realizada em Igrejinha

Foto: Setor de comunicação/secretaria de Saúde de Igrejinha.

Por Carine Hoff/setor de comunicação da SMS

Na tarde de sexta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Igrejinha realizou a ação “todos contra o mosquito Aedes aegypti” voltada para a conscientização da população sobre os possíveis criadouros do mosquito, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras como a microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré.

Durante a tarde, os agentes de combate a endemias e  agentes comunitários de saúde estiveram na Unidade Sanitária (centro), informando a comunidade sobre as doenças causadas pelo mosquito e orientando de como manter os locais livres de criadouros.

O ambiente mais propício para a procriação do mosquito, são os ambientes com água parada, portanto eliminar os recipientes com água parada é a maneira mais eficaz de evitar é rápido e fácil. A população não pode esquecer de tampar os tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela, além de manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

A campanha “todos contra o mosquito”, será realizada pelas redes sociais da Secretaria de Saúde e visitas dos agentes de saúde e agentes de endemias reforçando a importância de evitar água parada como prevenção à proliferação do mosquito.