263 adolescentes de 17 anos já receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19 em Igrejinha

Vacinação segue recomendação de órgãos de saúde do Estado Foto: Lilian Moraes

Mesmo em meio à polêmica causada por conta de manifestações do Ministério da Saúde em relação a vacinação do público de 17 anos, o município de Igrejinha seguiu as orientações do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS) que, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, recomendou aos municípios que mantenham as orientações emitidas na última Resolução CIB n° 314/2021, limitando a vacinação para a faixa etária de adolescentes sem comorbidades.
Com isso, na sexta-feira, 17, Igrejinha iniciou a imunização do público e recebeu um bom número de pessoas: foram 263 doses aplicadas em adolescentes, de um grupo de aproximadamente 500, que estão registrados no Sistema Único de Saúde igrejinhense.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Vinicio Wallauer, até a sexta-feira, 94% da população já recebeu ao menos a primeira dose da vacina e 53% está totalmente imunizada. Contudo, ele alerta para a importância de se completar o esquema vacinal. “Se você está com a segunda dose em atraso, ligue para a Unidade Sanitária e agende um horário para a aplicação”, pontua.
O número para contato com a Unidade Sanitária do Centro – ao lado das lojas Colombo – é (51) 35451192, no horário de atendimento das 7h às 17h de segunda a quarta-feira; das 7h às 10h e das 11h às 17 na quinta-feira e das 7h às 16h na sexta-feira.

Mesmo com chuva, público compareceu no primeiro dia dedicado à vacinação

Mais de 50% do público de 17 anos já tomou a primeira dose logo no primeiro dia de imunização. O Grupo Repercussão acompanhou a vacinação e conversou com as jovens Tainara Saldanha, Estela Natasha Lenkner e Letícia Adriane Lenkner (gêmeas que receberam a vacina juntas) e Vitória Karolay Gudiel, que falaram sobre a importância do momento. Confira abaixo o que elas disseram:

Opinião de quem fez

Tainara Saldanha, 17 anos.
“Para mim, é uma oportunidade única poder estar tomando a vacina agora com 17 anos e eu agradeço bastante por estar vivendo esse momento, de poder receber a vacina mesmo sendo menor de idade”.

 

 

Estela e Letícia Lenkner, 17 anos.
“A gente está aqui para falar sobre o quão importante é a vacinação (…) É muito importante que toda a população se conscientize e vá para a vacinação, porque a gente estava esperando por esse momento há muito tempo e estamos aqui, muito felizes”.

 

 

Vitória Karolay Gudiel, 17 anos.
“Eu vim fazer a vacina e estava bem ansiosa para vim fazer, porque sinceramente é uma coisa muito importante. Milhares de pessoas morreram, muita gente sofreu com isso, com perdas irreparáveis, então, eu acho muito importante, não só por mim, mas porque eu posso pegar a doença e passar para outras pessoas”.

Mais doses

A vacinação de adolescentes contra a Covid-19 continuará no Estado. Esse é um dos públicos a serem atendidos com as mais de 1 milhão de doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac que foram entregues pela SES na quarta-feira, 22, aos municípios. “Importante destacar que só a Pfizer está autorizada para os adolescentes, e somente vacinas dessa marca estão sendo distribuídas para esse público”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.