Central de Triagem de Resíduos Volumosos de Parobé é novidade na região

Até o fim de 2023, um novo espaço de cuidado com o meio ambiente deve estar funcionando e à disposição da comunidade de Parobé. Já está em construção no município a Central de Triagem de Resíduos Volumosos, local preparado pela prefeitura para receber itens como sofás, roupeiros, armários, colchões, estantes e similares. Localizada no bairro Paraíso, a Central de Triagem de Resíduos Volumosos vai fazer o recebimento, triagem e a destinação destes itens, além dos materiais provenientes das podas de galhos.

Com o novo espaço, a prefeitura projeta uma economia no valor que hoje é gasto para fazer a destinação correta dos resíduos volumosos. “Hoje a gente acaba pagando a destinação sem prévia triagem, então isso acarreta em custos bem mais altos. A ideia desta central é ter esse local adequado com solo impermeável, fazer toda a separação, triar corretamente e então destinar somente aquilo que não tem mais nenhuma forma de reutilizar”, explica a secretária de Meio Ambiente de Parobé, Melissa Vilches Pires. “Ainda estamos finalizando os estudos, mas projetamos que, no mínimo, 20% do que gastamos hoje com esses materiais volumosos, será economizado com a Central em operação”, acrescenta a secretária.

No total, a Prefeitura irá investir cerca de R$ 175 mil para a implantação da estrutura que irá qualificar a triagem destes materiais, contando com pavilhões cobertos, piso e espaços pré-determinados e separados para cada tipo de resíduo.

Como funcionará o local

Secretária Melissa Vilches

Um dos espaços será um galpão coberto, feito em estrutura metálica e piso em concreto com uma área de mais de 100m², que servirá como local para realizar a separação dos resíduos.

Também serão construídas baias feitas em concreto e pedra gres, com uma área de cerca de 200m², onde serão alocados os resíduos até o momento da coleta e destinação. “Essa primeira separação vai ser feita no galpão principal, que vai ter retroescavadeira também para separar, e depois vai para o outro espaço, onde vai ser feita uma triagem mais refinada. Por fim, seguem para as baias onde ficarão por tipos de materiais”, detalha Melissa.

Inovação no Vale do Paranhana

prefeito Diego Picucha

A Central de Resíduos Volumosos é um espaço pioneiro na região, para fazer a triagem de itens que, geralmente, são descartados sem separação. “Será um local único deste porte na região para tratar especificamente com este tipo de material que coletamos na cidade, algo inédito no Paranhana”, cita o prefeito Diego Picucha.
Restos de construção de obras da prefeitura também poderão ser depositados no novo local. “Nessa situação específica é importante ressaltar que os munícipes não poderão fazer seu descarte no local. Já no momento do projeto, é necessário definir a destinação correta destes resíduos”, informa a secretária.
A Central de Resíduos Volumosos está localizada na Rua Campos Sales e a obra tem previsão de ser finalizada em novembro. “Uma licitação será realizada para contratar uma empresa ou cooperativa que vai fazer a separação dos materiais”, finaliza Melissa.