Vereadores de Riozinho aprovam auxílio financeiro para comerciantes

Em tempos de pandemia, com redução da atividade econômica, principalmente dos comércios que passaram muito tempo fechados pelas restrições impostas no sistema de distanciamento controlado do Governo do Estado, um fôlego financeiro é essencial. E a ideia de garantir um auxílio monetário para estes empreendedores foi concretizada em Riozinho.

Na sessão ordinária do Poder Legislativo realizada na segunda-feira, 24, os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de lei do Poder Executivo que institui o Programa Emergencial de Auxílio ao Comércio. Após a sanção do projeto, a Prefeitura de Riozinho estará autorizada a conceder até R$ 250,00 mensais para cada comerciante pelo prazo de dois meses.

Para solicitar o benefício, o comerciante deverá procurar abrir protocolo na Secretaria de Administração até 4 de junho. Além de estarem enquadrados na Lei de Micro e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais, os comerciantes interessados em participar do programa deverão apresentar cópia do cartão de CNPJ, certidão negativa municipal, cópia do alvará de licença, entre outros documentos. Após a abertura da solicitação, a Secretaria de Administração, juntamente com o setor jurídico e a pasta da Fazenda, farão a análise da documentação exigida pela legislação aprovada.

“Ficamos felizes em poder ajudar nosso comércio”

A iniciativa de concessão do auxílio financeiro partiu de uma indicação do presidente da Câmara de Vereadores, Joir Silva (MDB). Segundo ele, a medida visa beneficiar a comunidade como um todo. “Fiz questão que todos os vereadores assinassem comigo a indicação porque somos um grupo e todos tem que estar afinados com os desejos da comunidade”, pontua o vereador. “Todos foram unânimes na aceitação da ideia e a gente fica feliz de poder ajudar o nosso comércio com esse suporte de R$ 250,00 por dois meses”, acrescenta o presidente do Legislativo. Conforme Joir, os comerciantes foram muito prejudicados pelas medidas de distanciamento, o que acarretou no fechamento das atividades. “O nosso comércio é essencial e foi muito debilitado pela pandemia, precisava dessa ajuda”, destaca o parlamentar. “Agora, com a sanção do prefeito, a gente vai conseguir auxiliar nosso comércio local para que continuem abertos, sigam com suas atividades e crescendo cada vez mais em nossa cidade”, acrescenta. Joir lembra também da necessidade de ampliar a vacinação. “A gente não quer ver nada fechando, sabemos que a covid está aí ainda e estamos trabalhando para conseguir mais vacina. No momento que a população estiver vacinada, a nossa vida vai dar um alento e vamos seguir em frente”, finaliza o vereador.