Vereadores de Parobé aprovam contratação de novos agentes para a Secretaria de Saúde

Atualmente, município conta com 26 agentes de saúde. Foto: Prefeitura de Parobé

Parobé – A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária da última terça-feira (6) dois projetos de lei que autorizam a Prefeitura a contratar emergencialmente novos agentes para a Secretaria de Saúde. Ambos receberam votos favoráveis de todos os vereadores.

O primeiro texto considera a contratação de até 20 agentes de combate de endemias. No documento, o Executivo salienta que a recomendação da Coordenadoria Regional de Saúde é de que haja um agente para cada 800 a 1.000 imóveis. “É de conhecimento público que o vírus da dengue vem cada vez mais se proliferando no país, posto ser uma doença tropical infecciosa, transmitida por várias espécies de mosquito do gênero ‘Aedes’”, contextualiza.

Considerando este cenário e o trabalho dos agentes, a Prefeitura argumenta que “a melhor forma de evitar a epidemia é a prevenção, através da redução ou destruição do habitat e da população de mosquitos transmissores e da limitação da exposição a picadas.”

O segundo projeto autoriza a contratação de até 41 agentes comunitários de saúde. Atualmente, o município conta com 26 profissionais nesta área. Conforme o texto, a distribuição dos agentes ficará da seguinte forma: sete no bairro Laranjeiras; nove no bairro Jardim; cinco no bairro Alvorada; seis no Centro; dois na Cohab; um no Vila Nova; dois no Pinhal; seis no bairro Integração; e três em Nova Parobé.

Vereadores comentam

Durante a discussão sobre os projetos, o vereador Celso Abreu (PL) se manifestou: “Quero cumprimentar nossa administração pelo brilhante projeto, porque essa é uma prevenção que se faz junto aos moradores da cidade de Parobé. Vamos votar a favor pelo bem que vai fazer à nossa comunidade.” O vereador Betinho (PDT) seguiu a mesma linha: “Esses dois projetos de lei mais uma vez mostram o Executivo preparado, com grande compromisso e responsabilidade, sabendo muito bem o que tem que ser feito para administrar nossa cidade. Tenho acompanhado algumas visitas e quero parabenizar pelo tempo que os agentes disponibilizam, pode fazer chuva, sol, vento, calor, eles estão ali fazendo as visitas.”

Mais sobre o trabalho dos agentes

Ao agente de combate a endemias cabe proceder visitas domiciliares para identificar a existência de focos de doenças contagiosas; executar atividades de educação para a saúde individual e coletiva; registrar, para controle das ações de saúde, doenças e outros agravos à saúde; estimular a participação da comunidade nas políticas-públicas de saúde; fazer identificação e tratamento de focos de vetores com manuseio de inseticidas e similares; e outros.

Já os agentes comunitários de saúde têm como função fazer diagnósticos demográficos e socioculturais da comunidade; registrar nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde; realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; entre outros.