Três Coroas projeta financiamento de até R$ 8 milhões para pavimentar ruas e construir ponte

Foto: Matheus de Oliveira

Três Coroas – Com o objetivo de conseguir recursos para a pavimentação de vias urbanas e construção de uma ponte em Quilombo, a prefeitura de Três Coroas enviou recentemente para a Câmara de Vereadores um projeto que autoriza o executivo a contratar um crédito de até R$ 8 milhões junto à Caixa Federal. O financiamento é no âmbito do Finisa – Financiamento à Infraestrutura e Saneamento, e deve ser aprovado pela casa legislativa para que possa ser realizado. 

“Nosso orçamento é apertado em razão do momento que o país vive. Assim, a arrecadação cai. Não temos recursos próprios para realizar estas ações, precisamos do financiamento”, argumento o prefeito Orlando Teixeira. Segundo Orlando, as taxas de juro não representam uma ameaça ao caixa do município, que tem previsão de crescimento do orçamento. Se o projeto for aprovado, a prefeitura pretende iniciar de imediato os processos de licitações para dar início aos serviços, visto que há uma grande demanda de manutenção nas ruas da cidade, assim como a necessidade de uma nova ponte na localidade de Quilombo. 

Proposta encontra resistência na câmara 

O projeto ainda está em discussão no legislativo mas já encontra resistências para sua aprovação. Um dos motivos destacados pelos vereadores contrários é o fato de não haver especificações das ruas que sofrerão intervenção, além de não estar estabelecido o prazo de pagamento, o que representaria um “cheque em branco”.

Impasse entre vereadores

O vereador Irineu Feier (MDB) explica que seria favorável se a proposta tivesse sido apresentada no primeiro ano de mandato da atual administração. “Não acredito que o projeto será aprovado. A maioria tem a opinião de que não se deve fazer obras no último ano de mandato. Parece projeto de reeleição”, afirma. Já o vereador Roque Werner (PSD) entende que a proposta tem condições de pagamento atrativas e vem de encontro às necessidades das ruas da cidade, que tem deterioração de asfalto em diversos pontos. Se contratado o financiamento, a taxa de juros anual ficará em torno 11,5%.