Taquara cadastra ruas Federação, Tristão Monteiro e Marechal Floriano em programa de pavimentação do Estado

Luciano, Sirlei e Daniele analisaram últimos detalhes dos projetos nesta quinta-feira. Foto: Prefeitura de Taquara

Taquara – Três ruas de grande trânsito na região central de Taquara serão cadastradas no Programa Pavimenta RS, que objetiva realizar parcerias entre o Estado e municípios gaúchos para obras de infraestrutura por meio da pavimentação, seja de pedras irregulares ou asfáltica. Na tarde desta quinta-feira (8), a prefeita Sirlei Silveira, o secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, Luciano Campana, e a engenheira civil da Prefeitura Daniele Linden Paveck analisaram os últimos detalhes dos projetos elaborados pela Administração Municipal e que contemplam trechos da Federação, Tristão Monteiro e Marechal Floriano.

As vias foram escolhidas pela importância no trânsito do Município, com acessos pelas rodovias estaduais que cortam Taquara. “Nosso objetivo é capear e recapear três importantes ruas da cidade, buscando proporcionar mais conforto, segurança e economia à circulação e transportes, facilitando o acesso a serviços públicos e contribuindo para o bem-estar e a saúde da população”, destacou a prefeita.

O secretário Luciano lembrou que por meio dessas ruas se tem acesso a importantes instituições públicas e privadas, como Prefeitura, escolas, entidades governamentais de diferentes esferas, rota para o Hospital Bom Jesus e também para a Faccat. “Diante da importância delas para a Taquara, propomos o pedido de capeamento e recapeamento das mesmas”, reforçou sobre a escolha.

Quais os trechos dos projetos

– Recapeamento asfáltico da Rua Tristão Monteiro: entre a Avenida Oscar Martins Rangel (ERS-115) e a Avenida Sebastião Amoretti (ERS-020), com extensão de 1.877,78 m (16.900,00m²). Principal rua da região central, concentra prédios públicos como a Prefeitura, Casa Vidal e importantes construções de valor histórico e arquitetônico para Taquara e região do Vale do Paranhana. É uma via de acesso entre a ERS-020 e ERS-115 (a exemplo da Rua Marechal Floriano), com vários empreendimentos comerciais e de serviços. A Tristão Monteiro é, também, um roteiro cultural e histórico, com fortes possibilidades em termos de turismo e economia.

– Recapeamento asfáltico da Rua Federação: entre Avenida Fernando Ferrari (ERS-115) e Rua Tristão Monteiro, com extensão de 1.470,00 m (14.112,00m²). É uma das ruas mais antigas da cidade e um dos acessos à área central, onde existe grande fluxo de pessoas e veículos, em virtude da ampla atividade comercial do entorno. Além disto, na Federação encontram-se espaços como a Rua Coberta e a Praça da Bandeira, pontos de importância social e turística para Taquara.

– Recapeamento asfáltico Rua Marechal Floriano: entre a Avenida Oscar Martins Rangel (ERS-115) e Travessa Wilhelms, com extensão de 2.063,00 m (18.034,27m²). Também uma das ruas mais antigas da cidade; igualmente corta a região central e tem a vantagem de ligar duas rodovias estaduais (ERS-020 e ERS-115). Uma via de grande concentração comercial

– Capeamento asfáltico Rua Marechal Floriano: trecho entre a Tv. Wilhelms e Picada Gravatá, com extensão de 655,00 m (5.895,00m²).