Por Larissa Pereira/Assessoria de Imprensa
Na tarde de quarta-feira, (11), foi realizada na câmara uma reunião, com o objetivo de apresentar para as autoridades de segurança de Taquara e região e para secretários municipais a minuta, ou seja, a construção do projeto de lei “Todos pelas Mulheres”, iniciativa do vereador Guido Mario.
Na oportunidade, a construção do projeto de lei foi apresentada, e as autoridades presentes puderam sugerir ideias com base na realidade dos atendimentos e na vivência do dia a dia no combate à violência contra as mulheres.
O protocolo tem por finalidade concretizar ações educativas e preventivas para evitar abuso sexual e/ou outros atos de violência contra a mulher.
Na prática, a minuta sugere que no município de Taquara, o estabelecimento que verificar qualquer ato de violência contra o gênero feminino, o responsável pelo local em que ocorreu o fato, ou algum representante deverá adotar medidas descritas em forma de anexo apresentadas no documento de construção do projeto de lei.
Estes estabelecimentos comerciais nomeados nos anexos são: casas noturnas, casas de show, bares e similares.
Em sua fala, o idealizador do projeto, vereador Guido Mario, ressaltou a importância de amparar as mulheres. “Infelizmente os números de violência contra as mulheres só cresce, e precisamos estudar medidas para resolvermos esta questão”.
O presidente da câmara, Marcelo Maciel, agradeceu a presença e a disponibilidade das autoridades para que este assunto seja cada vez mais difundido. “O poder legislativo está de portas abertas para discutir e traçar metas e planejamentos que sejam efetivos no combate à violência contra a mulher”.
Estiveram presentes na reunião os representantes da Brigada Militar de Taquara, tenente Marques, sargento Alex Sandro, a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Taisa Marciano, o delegado da Delegacia da Polícia Civil de Taquara, Valeriano Garcia Neto, o secretário municipal de Assistência Social, Maurício Souza Rosa, a secretária municipal de Educação, Carla Silveira, a psicóloga do Centro de Atendimento à Mulher, Carine Bonalume. Psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Liana Rodrigues de Trindade, assistente social Bárbara Sarmento, a presidente da Comissão da Mulher, advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Júlia Farias, a vice – presidente da subseção de Taquara da OAB, Mariana Petry e o chefe de segurança do presídio de Taquara, Jackson Silva.