Reunião na Câmara de Parobé discute alteração no horário de funcionamento das farmácias

Foto: Matheus de Oliveira

Por Matheus de Oliveira

Discutir a possibilidade de estender o horário de funcionamento das farmácias do município até às 22 horas. Esse foi o objetivo da reunião realizada na Câmara de Vereadores na quarta-feira (10), com a presença de parlamentares, representantes da Secretaria de Saúde e das drogarias. A agenda foi organizada pelo gabinete do presidente Marquinhos Friedrich (PDT).

 

No encontro, o presidente explicou que ouviu diversas demandas da comunidade neste sentido. “Muitas pessoas saem do hospital antes das 22 horas, se dirigem até a farmácia de plantão e acabam não encontrando os medicamentos que precisam. Então acabam indo a municípios vizinhos para fazer a compra”, disse, lembrando que a ideia da alteração tem o objetivo principal de facilitar o acesso da comunidade.

 

Representantes das farmácias explicaram que a falta de remédios é um problema que atinge a todos, pois há um desabastecimento generalizado de determinados medicamentos. As opiniões se dividiram durante o encontro. Enquanto alguns estabelecimentos concordaram com a mudança, outros argumentaram que isso prejudicaria as empresas já cadastradas para os plantões, pois o pico de movimento da noite ocorre entre as 20 e 22 horas. Atualmente, o horário de funcionamento é até às 20 horas.

 

O presidente destacou que a reunião teve o objetivo de ouvir as empresas, para que se chegue a um consenso sobre o que é melhor para todos. “Também sou empresário e sei das dificuldades que muitas vezes enfrentamos, mas como vereadores estamos aqui para ouvir e representar a comunidade. A partir dessa conversa já podemos trabalhar o que será melhor para todos”, declarou.

Também estiveram presentes os vereadores Gilberto Gomes (PDT), Nilson Machado (União), Betinho (PDT) e Celso Abreu (PL). Representando o município participaram a secretária de Saúde Ana Elisa de Lima e o coordenador da Vigilância em Saúde, Maurício Corrêa. Os estabelecimentos representados na reunião foram a Farmácia Clínica, Farmácia Vida, Agafarma, Panvel Farmácias, Maxxi Farmácias, Farmácias Vida Nova, Farmácias São João.