Reajuste para servidores e alteração no plano de carreira dos professores são aprovados em Parobé

Foto: Matheus de Oliveira/Assessoria de comunicação

Por Matheus de Oliveira/Assessoria de comunicação

A Câmara de Vereadores de Parobé aprovou por maioria, na sessão ordinária de terça-feira (31), o projeto de lei 016/2022, que concede reposição salarial para os servidores públicos do Executivo e do Legislativo. Entre outros textos apreciados em plenário, os vereadores também chancelaram mudanças para o plano de carreira do magistério.

O reajuste anual proposto pelo Executivo e aprovado pelos parlamentares foi de 7%. A Prefeitura reconheceu, em mensagem ao projeto, que a inflação acumulada nos últimos 11 meses foi de 14,76%, conforme o Índice Geral de Preço – Mercado (IGP-M). No entanto, argumentou que o crescimento econômico manteve-se retraído, com avanço de 4,6% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Considerando o mesmo índice do ano anterior, de -3,9%, o crescimento real em dois anos foi de 0,7%, impactando a arrecadação do município.

O vereador Adriano Azeredo (MDB) manifestou contrariedade ao projeto. “Acredito que 7% é pouco, não seria o valor digno para vocês. Vamos entrar para o terceiro ano sem reajuste e vocês vão ganhar apenas isso. É uma falta de respeito com os servidores públicos. Vou votar a favor porque não temos alternativas”, ponderou.

O líder do governo na Câmara, vereador Betinho (PDT), se manifestou em relação ao projeto afirmando que os servidores mereciam um valor maior, mas em governos passados já foram aprovados reajustes de 1,84% e 3,93%. “Isso sim foi uma falta de respeito”, disse.

A matéria foi aprovada por 12 votos a 2, tendo a contrariedade dos vereadores Elario Jahn (MDB) e Sergio Padilha (Cidadania).

 

Plano de carreira

Outra matéria que causou divergência entre os parlamentares foi o PL 019/2022, que altera o plano de carreira do magistério. O vereador Adriano Azeredo pediu o adiamento da votação, mas a solicitação foi rejeitada pelo Plenário. O texto teve 11 votos favoráveis e 3 contrários, sendo eles dos vereadores Adriano, Elario Jahn e Sergio Padilha.

 

Vale-refeição

Os vereadores aprovaram, ainda, um reajuste de 15,4% para o vale-refeição dos servidores do Executivo. Com isso, o benefício mensal passou a ser de 300 reais.