Especial Parobé 37 anos: Presidente Maria Eliane comenta aspectos vitais no momento de Parobé

Estar próximo das instituições, órgãos e setores que atendem a comunidade é uma tarefa diária de todos os quinze vereadores que atuam nesta Casa Legislativa”.

 Repercussão Paranhana – Quando assumistes a presidência, promoveu algum tipo de corte ou suspensão de contratos no âmbito da Câmara para reduzir os custos? Quais? Caso não tenha efetuado corte/adequações, justifique explicando o zelo que os últimos presidentes impuseram para o bom andamento dos trabalhos legislativos.
 Presidente Maria Eliane Nunes – Desde a legislatura que tomou posse em 2013, a Câmara de Vereadores assumiu uma postura mais responsável com os gastos públicos. Quando assumi como vereadora naquele ano, eu pude fazer parte da conjuntura que se comprometeu em economizar no que fosse possível e começar a resgatar a auto estima da comunidade perante a seus representantes. Depois os demais presidentes deram continuidade a este trabalho, e agora, como presidente, eu estou seguindo a mesma linha de trabalho. Junto com a mesa diretora, estamos sempre priorizando a economicidade e realizando atividades que gastem o menos possível, claro que sem deixar que a Casa Legislativa fique com más condições de trabalho e atendimento. Estamos fazendo uma gestão responsável e que nos permita realizar devoluções ao Executivo. O pagamento de diárias é restrito, por exemplo, assim como os demais gastos do administrativo. Tudo é pensado de forma que não prejudique o andamento dos trabalhos, mas que ocorram gastos com responsabilidade.

Repercussão Paranhana – Como avalia o papel do vereador(a) na melhoria dos serviços públicos e no atendimento das necessidades da população? Precisa estar sempre em contato com as entidades, associações? É necessário conversar com os secretários(as) para entender a realidade? Enfim, comente um pouco sobre como procura atuar para encaminhar e resolver os problemas mais variados que chegam para vocês.
 Presidente Maria Eliane Nunes – O Legislativo deve atuar sempre dialogando com a sociedade. Pensando nisso, nós estamos estudando formas de ampliar ainda mais o debate público, indo além de audiências públicas, por exemplo. Queremos estar cada vez mais próximos com a comunidade, buscando a compreensão das demandas e ouvindo suas necessidades. Da mesma forma, sempre divulgamos a tramitação dos projetos e convidamos a população para que presencie o trabalho das comissões e sessão plenária. Nós temos total abertura com o secretariado e diretores, eles sempre se colocam à disposição para a explanação de projetos ou questionamentos dos vereadores. Acredito que estamos construindo um alinhamento cada vez mais próximo tanto da comunidade quanto dos setores do Poder Executivo.

 Repercussão Paranhana – A saúde é um tema sensível em qualquer município. O Hospital de Parobé, dentro de uma realidade, tem procurado aperfeiçoar os serviços, melhorar o atendimento, tornando o local referência. Como a presidente avalia a gestão atual do Hospital? Enxerga carências? O que precisa evoluir?
Presidente Maria Eliane Nunes – Em muitas ocasiões nós recebemos o corpo diretivo do Hospital para tirar dúvidas e perguntar a respeito de decisões e investimentos que são feitos na Casa de Saúde. Sempre foram muito solícitos para com os vereadores e mantivemos uma linha aberta para o diálogo. Recebemos muitas solicitações da população sobre diferentes casos, e sempre pautamos isto em nossas sessões ordinárias, por exemplo. Penso que como parlamentares que representam a população, precisamos estar sempre atentos e realizando nosso trabalho de fiscalizadores. Estar próximo das instituições, órgãos e setores que atendem a comunidade é uma tarefa diária de todos os quinze vereadores que atuam nesta Casa Legislativa. Isto certamente acaba melhorando os serviços que devem ser oferecidos com qualidade e responsabilidade à população.

Repercussão Paranhana – Todos os dias nascem crianças em Parobé. Com isso, a procura por vagas na educação infantil também aumenta. A presidente conhece histórias de mães/pais que ficam muito tempo na fila aguardando vagas. O que acredita que é necessário fazer nesta área para ampliar ainda mais o atendimento aos moradores?
Presidente Maria Eliane Nunes – Toda a equipe da Secretaria de Educação está empenhada diariamente em solucionar este problema. Temos sim uma grande demanda, mas assim como as demais áreas, como segurança e saúde, a administração realiza estudos e possui uma equipe capacitada para resolver problemas como este. Como parlamentares, nosso papel é acompanhar e auxiliar este trabalho, que deve trazer alternativas aos pais e mães que precisam deixar seus filhos na creche. Mas, é perceptível o empenho da secretária e diretoras que atuam na pasta!

 Repercussão Paranhana – Qual é a principal carência, atualmente, do município? É na área de geração de emprego? É na área de serviços públicos (saúde, educação, assistência social)? É na infraestrutura? O que a presidente acredita que tenha que ser aplicado para resolver uma dessas dificuldades?
Presidente Maria Eliane Nunes – Sem dúvida a geração de empregos e a situação econômica decorrente da baixa arrecadação que enfrentamos hoje. Nosso município chegou a ser uma das maiores economias do Estado, e hoje há a necessidade de incentivar a vinda de novas empresas, além da diversificação da economia. Tanto o comércio quanto a agricultura ocupam uma fatia importantíssima na geração de renda, mas ainda é preciso que estejamos unidos para mudar a realidade atual. Acaba que, por consequência, a administração pública enfrenta dificuldades para a manutenção dos serviços básicos, assim como investimentos em áreas como infraestrutura, por exemplo. Nos últimos anos esta pauta foi assunto diário do trabalho de todos nós parlamentares, e a população nos cobra bastante que façamos atividades que tragam novos empregos. Estamos engajados neste objetivo.

Repercussão Paranhana – A presidente procura conversar com deputados (estaduais e federais) para ajudar Parobé com emendas? Alguma boa notícia para o município conquistada através da articulação dos vereadores do MDB?
Presidente Maria Eliane Nunes – Meu partido (MDB) possui uma ampla linha de apoio, onde não só eu, mas os colegas vereadores e secretários municipais já angariaram recursos através de emendas. Com as dificuldades que enfrentamos no âmbito financeiro do município, nós conseguimos diversos veículos e projetos que de alguma forma ajudaram nas áreas de infraestrutura, segurança e educação. Acredito que estes auxílios devem continuar, já que temos muitas pessoas empenhadas em buscar estes recursos, assim como deputados que se comprometeram em ajudar em promover uma melhor qualidade de vida à população de Parobé.