Prefeitos da região queriam um tempo maior de discussão para proposta de privatização da Corsan

Divulgação/Corsan

O Governo do Estado conseguiu uma importante vitória na Assembleia Legislativa em um dos projetos mais polêmicos que estavam em tramitação: por 33 votos favoráveis e 19 contrários foi aprovada a proposta que autoriza a privatização da Corsan. Conforme o Governo do Estado, o leilão de venda das ações da companhia deve ocorrer em fevereiro de 2022 e o objetivo da desestatização é preparar a empresa para cumprir as novas exigências do Marco Legal do Saneamento, ampliando a capacidade financeira da empresa para dar conta de investimentos de R$ 10 bilhões. “A população gaúcha não quer simplesmente ter uma companhia de saneamento, quer ter saneamento, a garantia de abastecimento de água com qualidade, o que lamentavelmente não tem tido condição em volume suficiente para coleta e tratamento de esgotos nos nossos municípios”, declarou o governador, após a aprovação do projeto.

A privatização da estatal deve ter impacto direto nos municípios e o Repercussão ouviu os prefeitos da região sobre o tema. Em sua maioria, os chefes dos Executivos manifestaram descontentamento da forma como o projeto foi colocado em pauta, em regime de urgência, não garantindo uma discussão mais ampla a respeito do tema. Os prefeitos seguem avaliando o tema e esperam que o Governo do Estado mantenha o diálogo com a sociedade a respeito da privatização.

Opinião dos Prefeitos

Diego Picucha – prefeito de Parobé

A água é um bem indispensável para a subsistência da vida e precisa estar acessível a todas as camadas da sociedade. Reforçamos que é preciso diálogo, responsabilidade, clareza e muita transparência nesse processo, seja ele para definir pela privatização ou não da Corsan”.

 

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom

“Não somos contra a privatização, mas temos cautela em relação a rapidez de alguns processos sem ter uma discussão mais profunda, principalmente num assunto que é nossa função, já que concedemos a gestão à Corsan. Por isso, queríamos que o processo fosse melhor explicado, já que algumas informações eram contraditórias”.

Pedro Rippel, prefeito de Rolante

“Nós temos contrato em vigência e precisamos saber como vai ficar isso. Também queremos saber quais os benefícios que o município terá, já que não está muito claro o que a empresa que assumir fará de investimentos. Não sabemos ainda se será vantajoso ou não. Preciso defender aquilo que é melhor para  Rolante”.

“Estudo aprofundado e decisão bem planejada”, cita a prefeita Carina Nath

A prefeita de Sapiranga, Carina Nath, também se manifestou sobre a proposta do governo de privatizar a Corsan. Segundo ela, “a questão referente à privatização da Corsan é um assunto que requer um estudo mais aprofundado.  A tomada de decisão deve ser muito bem planejada a fim de impactar positivamente a qualidade de vida dos munícipes”, explicou.

Melhor Possível

Defendendo um diálogo mais aprofundado antes da privatização da Corsan ser concretizada pelo Estado, a prefeita Carina Nath deseja que, ao final das articulações, a população não seja prejudicada. “Os prefeitos e prefeitas entraram em consenso sobre a necessidade de os municípios avaliarem cada caso. Temos a convicção que o momento ainda exige cautela e serenidade para que possamos resolver essa situação da melhor maneira possível”, pontua.