Prefeito Tito e representantes da prefeita eleita Sirlei realizam primeira reunião da transição de governo

Foto: Cleusa Silva

Taquara – A transição de governo, processo de passagem do comando político e administrativo da prefeitura de um governante para outro, nunca foi tão necessária como neste momento de pandemia, que impõe novos desafios e se faz necessário garantir a continuidade de políticas públicas. Em Taquara, o início deste processo foi marcado nesta terça-feira (08), com a realização de uma reunião entre o prefeito Tito Livio Jaeger Filho e Jefferson Allan Müller e Cassiano Vladimir Ebert, representantes da prefeita eleita Sirlei Silveira. Ainda esta semana, as equipes de transição de governo deverão realizar visitas em diversos setores da Administração Municipal.

Devido ao adiamento das eleições municipais, que este ano ocorreram no dia 15 de novembro, o período de transição foi consideravelmente reduzido e o governo municipal eleito tem até o dia 31 de dezembro para se inteirar de temas como o número de servidores e quais suas funções, os principais projetos de cada secretaria, a situação econômica do município, entre outros.

Para o prefeito Tito, o processo da transição de governo é de extrema importância para a população, pois é a partir dessa troca de informações passadas pelo governante que está encerrando o seu mandato que o recém eleito poderá planejar a implementação de seu plano de governo, mantendo as políticas públicas já em andamento.

“Mais do que expor a realidade orçamentária do município, o processo de transição de governo também tem a finalidade de apresentar o andamento de projetos, obras e programas sociais desenvolvidos no município, garantindo a continuidade dos serviços públicos oferecidos a população”, analisa o prefeito de Taquara.

De acordo com Jefferson, representante da prefeita eleita Sirlei, a transição de governo teve início com a busca de informações em algumas secretarias e a apresentação de diversos documentos solicitados pela nova Chefe do Executivo de Taquara.

“Nos próximos dias, nossa equipe deverá entrar em contato com os secretários municipais e agendar visitas in loco, com o objetivo de conhecer os servidores de cada setor e também o funcionamento das secretarias. Além, é claro, de analisarmos uma série de documentos que solicitamos a atual Administração”, relatou Jefferson.

Também participaram dessa reunião inicial da transição de governo os atuais secretários municipais de Administração, João Luiz Ferreira, e de Orçamento e Finanças, João Carlos de Moura.