Prefeito Leandro avalia o equilíbrio das contas e a extensa realização de projetos e obras em Igrejinha

Igrejinha – O prefeito Leandro Horlle concedeu uma entrevista ao Grupo Repercussão onde pontuou os principais avanços e conquistas destes primeiros 100 dias do seu mandato.

Entre os pontos destacados pelo gestor, estão as parcerias na área da formação profissional com diferentes segmentos econômicos (têxtil e da construção civil). Em ações setoriais, serão formados e capacitados futuros profissionais para atuar na área da costura industrial e também trabalhadores para a construção civil.
Leandro destacou ainda na entrevista que está disponível nas mídias digitais do Repercussão (YouTube e Facebook) alguns dos principais avanços do seu governo neste início do mandato. “Um dos grandes avanços foi a entrega da Incubadora Tecnológica. O edital ainda está aberto e quem possui interesse pode se inscrever no site da prefeitura”, destaca o prefeito.

Outros avanços que foram pontuados por Leandro e que proporcionarão expressiva melhora na qualidade dos serviços públicos prestados à comunidade, está a entrega da nova Unidade de Saúde do bairro Acácias. “Entregaremos esta e outras intervenções nos próximos dias. A UBS Acácias será entregue completamente nova, ampliada e com uma nova estrutura física. Além disso, nos próximos dias, vamos entregar o Castra Fixo, que é uma grande conquista na área do meio ambiente para a Prefeitura, que defende o bem estar animal. Além disso, temos importantes ações na área da educação que serão efetivadas”, pontua.

“Não basta ter o gestor boa vontade, ele precisa conhecimento e ter recursos para execução de obras e serviços”

Repercussão – Como o senhor encontrou a parte de finanças e de gestão logo que assumiu?
 Leandro Horlle – Diferentemente de quando assumimos, há oito anos atrás, tivemos uma transição por óbvio muito tranquila. Conhecíamos todos os números e dados do município de Igrejinha, pois já tínhamos trabalhado como secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico por um período de quase oito anos. Os números estavam no azul, pois temos um equilíbrio financeiro que foi conseguido com muito esforço, e tínhamos amplo acesso a todas as informações, até porque ajudamos a oito anos atrás, a montar esse time que continua aqui hoje. As finanças equilibradas são muito importantes, e eu falei muito isso durante a campanha eleitoral, pois não basta ter o gestor boa vontade, ele precisa conhecimento e ter recursos para execução de obras e ofertar serviços de qualidade.

 Repercussão – As prefeituras sofreram com arrecadação em 2020. Como está essa parte na prefeitura?
 Leandro Horlle – A receita de 2020 ficou 10% abaixo do previsto. Em parte, ela foi suprida com os recursos advindos do auxílio do Governo Federal para os municípios, e é importante destacar que esse recurso não era especificamente para a saúde também. Existe uma confusão muito grande, uma desinformação de que aquele recurso era exclusivo para ações na área da saúde. Ele era destinado, sim, para ações na área da saúde, mas ele era muito para recompor as perdas que os municípios tiveram com a queda de arrecadação. Tanto do retorno do ICMS como também do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Então, tivemos sim uma queda representativa de quase 10% na receita de 2020, mas com maestria e com muita criatividade, conseguimos fazer o equilíbrio para que não impactasse diretamente no retorno dos serviços e obras ao cidadão. Estamos no início de 2021, monitorando de perto, mais do que de costume a questão da receita, justamente, para não sermos surpreendidos com novas quedas de arrecadação. Nos próximos dias, teremos os números finais de março já para saber se precisaremos tomar alguma medida de contingenciamento.

Repercussão – A pandemia tem exigido um esforço grandioso na área da saúde. Quais os pedidos que você solicitou a essa secretaria?
 Leandro Horlle – Primeiro agradeço aos profissionais da saúde que tem sido incansáveis nessa batalha do combate à pandemia. Ao longo de 2020, nos tornamos referência para municípios da região e do Estado na parte de triagem. Fomos o primeiro município a implantar a triagem, ainda durante o ano de 2020. Fizemos também uma nova contratualização com o Hospital Bom Pastor e o pedido prioritário que fazíamos, em 2020, e fizemos este ano à secretária Simone é de que pudéssemos atender toda a demanda que chegasse ao município de Igrejinha. Nos momentos de maior fluxo de atendimento tínhamos 130 pessoas por dia buscando atendimento. Hoje, graças a Deus, esse atendimento reduziu para aproximadamente 1/3 desse quantitativo inicial. Ainda é significativo, mas muito menos volumoso do que já foi. Também junto ao trabalho que a dr. Simone conseguiu com ao deputado Dalciso, a obtenção da UTI junto do Hospital Bom Pastor, também foi muito importante, pois conseguimos 10 leitos de UTI, o que permitiu que pudéssemos atender os cidadãos de Igrejinha na própria cidade e não necessitássemos tão diretamente de leitos de fora da cidade. Nos momentos mais críticos foi uma questão que nos preocupava muito. E, um último pedido que fizemos para a Simone, quanto à direção do hospital, era de que não deixássemos faltar medicamentos. Fizemos todos os esforços e contatos necessários e graças a Deus, em nenhum momento, faltou algum tipo de medicamento como anestésico ou medicamento para o tratamento. Nesse item, fomos pioneiros com a distribuição de medicamentos na própria triagem. Temos uma gama de mais de 40 medicamentos à disposição de todos que são atendidos na triagem covid. Entre eles, a azitromicina, a hidroxicloroquina, ivermectina, todos os medicamentos que o médico possa prescrever dentro da sua liberalidade profissional, estão disponíveis aos usuários já na própria triagem.

 Repercussão – O que tem contribuído para a manutenção dos números positivos de geração de emprego no município?
 Leandro Horlle – O primeiro passo foi a escolha do próprio secretário que acabou me sucedendo na pasta do Desenvolvimento Econômico que é uma pessoa que tenho extrema confiança e temos uma relação profissional há muito tempo, que foi o próprio prefeito Joel. Então, eu pedi a ele para estreitarmos ainda mais esse vínculo que nós temos com o empresariado local e regional. E, o Joel, tem feito isso, está visitando várias empresas e somos parceiros em várias iniciativas dentro desse segmento econômico. A primeira obra que essa Administração entregou à comunidade foi justamente a Incubadora Tecnológica, que foi uma proposta de quando eu ainda era secretário e que teve muito atraso em razão da pandemia e que impediu as obras de continuarem e que impediu a parceria, em um primeiro momento com a FACCAT de continuar. Além disso, estamos trabalhando com muito afinco no Distrito Industrial, temos feito uma grande obra de preparação do solo, a empresa beneficiada com o primeiro lote já está trabalhando na efetivação do projeto, o secretário Joel está em constante contato com a empresa. A Secretaria de Obras está ajustando o terreno e temos mobilizado grande parte da nossa frota para a entrega definitiva para a empresa, que vai gerar mais de 500 empregos para a cidade de Igrejinha. Ainda contamos com parcerias de empresas do ramo têxtil para cursos de formação profissional, e também, com a Construtora Irmãos Kunz, na área da construção civil.