Prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, anuncia troca do PSB pelo Republicanos e avalia momento político

Taquara – Mudanças não ocorrem de forma de repentina. Primeiro, surge o convite, depois vem a análise, e, depois, estuda-se os eventuais impactos que a medida pode trazer.

No diálogo do Grupo Repercussão com a prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, foi justamente o que a professora e advogada comentou. “Não é algo simples trocar de partido e sempre dá uma angústia no coração”, pontuou a prefeita, que vai ser oficializada no Republicanos no dia 10 de agosto, às 19 horas, na Sociedade Cinco de Maio, em Taquara.

Vai ser um evento concorrido e contará com nomes de peso do cenário político estadual e federal. Está confirmada a presença do ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão, de deputados estaduais e, também, do deputado federal Carlos Gomes, principal articulador da chegada de Sirlei ao Republicanos – e amigo pessoal da prefeita. “Tenho uma parceria bem boa com o deputado federal que vem de bastante tempo”, assegura, citando boa afinidade, ainda, com as irmãs Bayer.

Sobre a eleição de 2024, Sirlei acredita que até cinco nomes poderão disputar com ela o cargo de prefeito(a). “Precisamos analisar a caminhada e o que está posto no cenário e ir construindo alianças, mas temos importantes partidos trabalhando por Taquara e queremos continuar com esses partidos”, projeta Sirlei. Confira a entrevista abaixo.

Todas as quartas-feiras, a prefeita Sirlei, de Taquara, recebe moradores em seu gabinete. Foto: Cris Vargas

Bate-papo com Sirlei Silveira

Repercussão – Troca de partido é algo que precisa ser construído e planejado, não se faz de forma afobada…
Sirlei – Não é algo simples trocar de partido e sempre dá uma angústia no coração. Caminhamos com um grupo e, agora, a condição e a forma de ver a política e as pautas que estamos tratando não estão mais de acordo com aquela sigla partidária que estou. Por isso, pensei na escolha de um novo partido e isso é bem dolorido e triste. Mas, precisamos fazer algumas escolhas em determinados momentos da vida. E esse é o momento que preciso fazer essa escolha.

Repercussão – Como foi a escolha pelo Republicanos?
Sirlei – Tenho uma parceria bem boa em Taquara com o deputado federal Carlos Gomes, que vem de bastante tempo, pois conversamos seguidamente. Ele é uma pessoa muito parceira, sempre mandou recursos para Taquara, me acolhe em Brasília, e nossa troca de informações é constante. Entendo que muitas das pautas que eu tenho no município e que desenvolvo na política e na minha vida política tem muito a ver com o Republicanos. Então, é uma situação que é construída há mais tempo, tivemos uma outra conversa no passado que não deu muito certo, mas viemos construindo isso a várias mãos durante um bom tempo e é uma simpatia que eu tenho pelo Republicanos. Optei por considerar essa relação boa e pensar em Taquara para o futuro, buscando aporte de recursos que isso atrai. E todo o gestor sabe que é importante pensar o recurso, pensar a administração de uma forma a beneficiar os taquarenses. Estar com o deputado Carlos Gomes, com as irmãs Bayer, o senador Hamilton Mourão é importante para os taquarenses.

Repercussão – No decorrer desse tempo, a prefeita recebeu propostas também de outros partidos?
Sirlei – Somos procurados por muitos partidos. Recebi muitos convites e respeito todos eles. Acredito que todos as siglas são importantes para fazermos uma coalizão em prol de Taquara, não descarto nenhum. Vou continuar parcerias com o PSB, neste momento, ainda estou no PSB, mas as parcerias seguirão. Temos com o PT, temos parceria com o PL e com o Republicanos. O jurídico da prefeitura é o presidente do Republicanos, em Taquara, e é um parceiro importante do governo. Todos os partidos são importantes e todos eles me fizeram convites para migrar para as suas siglas. Inclusive, o deputado federal, Giovani Cherini, do Partido Liberal, me convidou para ir para o PL. Mas, pontuamos, observamos e analisamos qual é a sigla partidária que mais tem a ver comigo nesse momento e optamos por um. Mas, todos os partidos são importantes e sabemos que todos estão pensando Taquara nesse momento. Não fazemos sozinhos o governo e nem com um único partido.

Repercussão – Como foi a construção da parceria de Hamilton Mourão com Taquara?
Sirlei – Tive contato com o senador na época que ele ainda era o vice-presidente da República. Eu já era prefeita e tivemos um contato. Desde o início, nosso ex-vice-presidente da República também me fez o convite para que eu fosse para o Republicanos. Reforçou, recentemente, o convite e se comprometeu em contribuir com Taquara na parte de articulações e com recursos. Por isso, que pensei em uma escolha de um grande partido, sempre pensando no interesse público, no bem comum e na necessidade de ter um partido que a gente entenda como uma sigla que vai acolher nossas ideias e vai nos deixar confortáveis internamente.

Repercussão – Percebo que tem várias parcerias com vereadores (as) com mandato, você vai levar um grupo contigo ou não?
Sirlei – Ainda vamos estudar bem essa parte. Temos um mês ainda até que essa mudança se torne efetiva. Mas estamos conversando, temos lideranças que demonstraram interesse em vir para o lado da prefeita Sirlei, enquanto que no PSB não gostariam de estar comigo. Tem pessoas importantes e outras que ficarão no PSB e terão o meu respeito e aprovação, porque o PSB é um partido importante para Taquara. E está conosco no governo e vai continuar no governo.

Repercussão – Como será a construção da aliança com outros partidos para 2024?
Sirlei – Temos essa construção e, também, recebi convite do Progressistas para integrar o partido. Precisamos analisar a caminhada e o que está posto no cenário e ir construindo alianças, mas temos importantes partidos trabalhando por Taquara e queremos continuar com esses partidos, pois são importantes para os taquarenses.

Acredita em quatro ou cinco vias concorrendo à Prefeitura de Taquara em 2024?
Sirlei – Eu acredito que serão umas seis vias (Sirlei, Titinho, Carniel, Maciel, Fifi e Mônica).

Você acredita que está entregando uma cidade em qual nível e estágio?
Sirlei – Muito melhor do que quando eu assumi. Estamos transformando a cidade de Taquara em um município acolhedor. Antes, as pessoas procuravam espaços de lazer para ir a Igrejinha e outros municípios, agora, as pessoas procuram a Taquara para ficar no Parcão. Então, estamos transformando Taquara em uma cidade interessante, não só para quem quer morar, mas para quem nos visita e àqueles que buscam empreender. Então, a marca do nosso governo será deixar uma cidade transformada, acolhedora e uma cidade onde as pessoas queiram estar conosco e isso é importante, uma cidade que apareça no mapa. Tivemos um exemplo com o Taquara Summit, que foi um dos únicos eventos do Vale do Paranhana e esta atividade trouxe amostras do que é Taquara. Criamos essa realidade e podemos apresentar Taquara para quem tem interesse em empreender e inovar conosco.