Pedro Rippel projeta trabalho em cima do plano de governo, com foco na saúde

Pedro Rippel e sua esposa, Alzira Rippel. Foto: Fabio Machado

Rolante – Pela terceira vez, os rolantenses deram a Pedro Rippel (PP) a chance de comandar a cidade. No domingo (15), o ex-prefeito foi eleito com 44,7% dos votos válidos, vencendo o atual chefe do Executivo Régis Zimmer (MDB), o Geada, que atingiu 36,85%. Ricardinho ficou em terceiro no pleito, com 18,45%.

Logo após o resultado das urnas, a comemoração da vitória de Pedro Rippel aconteceu na Rua Coberta, no Centro da cidade, com centenas de apoiadores. O prefeito eleito concorreu tendo como vice o vereador Ilário Von Mühlen, do PSB, e conta ainda com apoio das siglas PSL, PTB e PSDB.

“Quero agradecer a todos que estiveram ao meu lado durante a campanha, que colaboraram de uma forma ou de outra, que torceram por mim e que trabalharam junto comigo. Quero em primeiro lugar, agradecer a Deus por ter me dado saúde e energia durante esses 45 dias para correr em praticamente todo o nosso município. É uma imensa alegria chegar nesse momento e ser coroado com essa grande vitória. Agradeço a minha família que também esteve presente, os candidatos a vereadores, muito obrigado a todos que colocaram seu nome à disposição para ajudar nós nessa campanha. Quero agradecer de coração à comunidade rolantense pela forma que me acolheram como candidato, levando meu projeto e minhas propostas”, disse o progressista em entrevista exclusiva ao Repercussão, após a vitória.

O futuro prefeito se compromete a dar atenção especial para a área da saúde durante seu governo, nos próximos quatro anos. Também reconhece que a educação é um dos desafios do próximo ano.

A disputa majoritária teve 12.973 votos para candidatos concorrentes. Além disso, 376 pessoas anularam seu voto e 246 apertaram o botão branco da urna. O índice de abstenção foi de 13,2% (2.068 votos) do total de votos.

Vereador mais votado
Dos parlamentares eleitos, Elcio Reichert (MDB) foi o mais votado, com 630 votos. Em segundo e terceiro estão os colegas de partido, Elton Arnhold e Valdir Oliveira. Outro detalhe que merece destaque é a eleição de duas mulheres para o Legislativo, depois de 27 anos sem um mandato feminino na cidade. São elas: Professora Biba (PSB), com 401 votos e Professora Simone, do mesmo partido, com 371. O candidato Renatinho, do PDT, obteve a maior votação, de 635, mas sua candidatura foi anulada pela Justiça Eleitoral. A maior bancada da próxima legislatura será do MDB, que conquistou três cadeiras. Na outra ponta, estão Republicanos e Progressistas, que elegeram somente um vereador cada.

Trabalho em cima do plano de governo, com foco na saúde
Pedro Luiz Rippel tem 56 anos. Nasceu e se criou na localidade da Colônia Monge. O prefeito eleito se autointitula “do povo”, por participar ativamente do dia a dia da comunidade e por conhecer cada canto da cidade. Depois de dois mandatos consecutivos como prefeito de Rolante, de 2005 a 2012, Ripel volta com novos projetos e aposta na experiência para administrar o município.

Em relação à campanha deste ano, realizada em um período marcado pela aceleração dos casos de coronavírus, o progressista destaca que não houve falha na transmissão da mensagem para os eleitores. Em entrevistas e no debate realizado pelo Grupo Repercussão, o candidato focou em refrescar a memória do eleitor sobre conquistas e avanços alcançados em suas gestões. “Foi uma campanha diferente das outras devido à pandemia, mas a gente se adequou muito fácil pela assessoria que nós tínhamos. Usamos muito as redes sociais, caminhamos muito visitando pessoas de casa em casa, no interior, nos bairros, no centro da cidade. Foi diferenciada neste aspecto, mas tivemos contato bastante direto levando nossa mensagem e plano de governo. Quero ressaltar que fui muito bem recebido por todos”, enfatiza o prefeito.

Em relação ao secretariado, Rippel se reservou e preferiu não dar nomes. “Ainda não tem nada definido sobre quem serão os secretários. Dentro das próximas semanas, vamos começar a definir quem vai ocupar cada cargo e secretaria. Vamos começar com calma, ver a disponibilidade das pessoas”, contextualiza.

Rolante daqui quatro anos
Questionado pela reportagem sobre como quer entregar a cidade daqui quatro anos, Rippel responde: “Vamos trabalhar muito em cima do nosso plano de governo, em todas as áreas, dando sempre prioridade para a saúde para que em quatro anos nós possamos ter realizado nosso compromisso assumido perante a comunidade e fazer as melhorias necessárias em todas as áreas. Acredito que dentro de quatro anos, Rolante vai estar muito melhor do que está agora. Queremos trabalhar muito forte buscando recursos do governo federal através de deputados, de projetos, trabalhar muito com governo do Estado. Vamos trabalhar muito sério e de forma árdua.”

ENTREVISTA

Jornal Repercussão: Qual o sentimento de ter sido escolhido pela comunidade de Rolante?
 Pedro Rippel: “Sentimento de muita alegria por mais uma vez poder comandar o nosso municipio. Sei da responsabilidade enorme, mas me sinto preparado pela experiência que adquiri nos oito anos como prefeito. Espero fazer um grande trabalho juntamente com a equipe que vou montar, com cada profissional desempenhando o seu compromisso, dentro da sua área. Tenho certeza que iremos fazer um ótimo trabalho durante esse período de quatro anos para dar resposta à comunidade, que apostou mais uma vez em me colocar nesse cargo. Vou retribuir com muito trabalho, muitas obras e atenção pelas pessoas.”

JR: Como pensa a transição de governo? Pretende iniciar imediatamente?
PR: “Agora, em um primeiro momento, vou entrar em contato com o atual prefeito, colocar o meu interesse de fazer a transição para a gente ganhar tempo. Para não entrar em janeiro e não estar afinado sobre como está a situação de cada setor, cada secretaria. Acredito que por conhecer a pessoa do atual prefeito, não vamos ter dificuldades. Ele vai conceder essa transição normalmente porque o município tem muito a ganhar com isso. É um trabalho que considero muito importante.”