Orientações de lideranças para um pleito em que prevaleçam o respeito e a democracia

Policiais civis de Igrejinha e Três Coroas, por exemplo, estarão trabalhando todo o final de semana do pleito

Região – Os dias que antecedem a eleição representam uma verdadeira corrida contra o tempo para que tudo ocorra bem no dia do pleito. E, para isso, o Cartório Eleitoral é peça fundamental. Urnas são testadas, mesários são orientados, entre tantas outras funções. O chefe do Cartório Eleitoral de Sapiranga, Carlos Machado, destaca que o dia que antecede o pleito é focado no trabalho preventivo. No sábado, todas as urnas serão testadas nas seções. “Vamos ver se tudo está certo, bateria, se a tomada do local está funcionando… Fazendo isso no sábado, temos tempo para resolver qualquer problema que aparecer, inclusive, é de responsabilidade do mesário comparecer para receber sua urna. Isso tudo ocorre antes para que não tenha que se fazer domingo, é um trabalho preventivo”. No domingo, mesários chegam às 7h, e às 8h inicia a eleição. Às 17h encerra a entrada, se tiver alguém na fila, será distribuído senha e os portões fechados.

Sobre o que está proibido no dia do pleito, Carlos explica que não pode ocorrer qualquer tipo de propaganda eleitoral, seja sonora ou visual. “A manifestação do eleitor pode ser portar bandeira, camiseta, pode se adesivar todo. A manifestação se dá individual, pode ir fantasiado do que quiser, mas que seja de forma silenciosa. Não pode reunir um grupo numa esquina com bandeiras, pois deixa de ser individual, não se pode pedir a captação de votos. Quem trabalha a serviço da justiça eleitoral, como mesários, não pode nenhum tipo de manifestação”. Boca de urna e outras irregularidades podem ser denunciadas à polícia.

Para o pleito de domingo, o chefe do cartório pede que todos respeitem e vivam a festa da democracia. “Como sempre digo a todos os mesários, o dia da eleição é uma festa da democracia e falo isso acreditando, não porque trabalho aqui e ajudo a organizar o processo eleitoral. Temos uma democracia muito jovem, cheia de problemas, mas ainda vivemos uma democracia e, para comemorá-la, nada melhor que a gente estar tranquilo, feliz e evitando o conflito, para que realmente tenhamos uma festa”, finalizou.

BRIGADA EM ALERTA

O comandante do 32º BPM, tenente-coronel André Lima da Silva, diz que todos os esforços da corporação estarão voltados para o pleito. “No próximo final de semana, as atenções e esforços da Brigada Militar estarão voltados para as eleições 2022, excepcionalmente domingo, quando não haverá folgas ou dispensas para os efetivos neste período. Todos os comandantes das cidades pertencentes ao 32º BPM estarão acompanhando ‘in loco’ o desenrolar do processo eleitoral, garantindo que os eleitores exerçam o direito constitucional do voto”, disse. Todo efetivo local, assim como a Força Tática, estarão empregados para a manutenção da ordem e segurança pública. “Todos estaremos atuando para que o dia transcorra de forma tranquila”.

Polícia Civil apoiando

Além da Brigada Militar, com efetivo nas ruas, a Polícia Civil também estará atuando em apoio à segurança pública. O delegado de Igrejinha e Três Coroas, Ivanir Caliari, diz que as equipes das duas delegacias estarão de prontidão. “Integralmente, todos os policiais estão convocados no final de semana. A delegacia vai atender, claro, somente casos graves. Por exemplo, não vai estar aberta para algo corriqueiro, como perda de documento”, informou. As ocorrências trazidas pela BM serão atendidas, evitando que os brigadianos precisem se deslocar para a delegacia de pronto atendimento. “Com isso, a gente mantém a cidade bem guarnecida em parceria com a BM. Vamos também fazer acompanhamento nos locais”, destacou o delegado Caliari.

“Isso que a gente pede, consciência e responsabilidade neste domingo”, diz delegado

Além de estar em alerta e prontidão durante todo o final de semana, para atender possíveis ocorrências e auxiliar na segurança, Caliari também pede que a comunidade faça a sua parte, fazendo prevalecer um domingo de democracia. “Aos eleitores e candidatos, pedimos muita consciência, muita responsabilidade, que se preconize uma conduta em prol da democracia, que se valorize a democracia, esse é o ponto mais importante no país”, destacou o delegado, que salientou que o respeito ao próximo deve estar acima de tudo. “Nosso país ainda tem uma democracia jovem, que se consolidou em 88, com a Constituição. Que se valorize acima de tudo isso, que se respeite isso, nada mais é que respeitar a opinião do próximo e valorizar a sua. Isso é democracia, isso que a gente pede, consciência e responsabilidade por parte de todos”. O desejo é de que o domingo transcorra bem, sem violência. “Que a gente possa ter uma eleição digna de um povo ordeiro e evoluído, como a gente quer que o Brasil seja”, completou o delegado, que sempre acompanhou e trabalhou em todas eleições nos últimos anos, através da Polícia Civil, no Vale do Paranhana.

“Atuar preventivamente”

O comandante do 32º BPM, tenente-coronel André, reforça que o objetivo principal da Brigada Militar é atuar de forma preventiva, a evitar ocorrências graves. Denúncias podem ser feitas à corporação. “Os policiais estão orientados a atuar preventivamente nas cidades no deslocamento das pessoas para que votem com segurança e em apoio aos juízes e promotores eleitorais, bem como atender quando solicitado os presidentes de seções eleitorais para eventuais necessidades”. O tenente-coronel reforça que a mensagem que a Brigada Militar deixa à comunidade é de uma eleição tranquila. “A Brigada Militar deseja que todos possam exercer o seu direito pleno de escolha e que todos tenhamos uma votação tranquila, como a democracia merece”, disse.