Janela partidária agita bastidores no Paranhana e altera composições das bancadas nos legislativos

As definições políticas para a próxima eleição começam a ganhar forma nas cidades de todo o Brasil e no Vale do Paranhana não é diferente.

Encerrou no último final de semana o prazo legal para que políticos em cargos de chefia nos municípios deixassem seus postos para poder concorrer na eleição de outubro. Também foi encerrado o período de troca de partidos sem o risco da perda de mandato para vereadores eleitos em 2020. Esses dois fatos causaram uma mudança significativa na fotografia das Câmaras de Vereadores, com mais da metade dos parlamentares buscando novos partidos, e também no primeiro escalão das prefeituras da região.

As seis cidades de cobertura do Grupo Repercussão no Vale do Paranhana contaram com mudanças, tanto no secretariado como nos Legislativos, o que também já indica o início das articulações para as próximas eleições.

As trocas de partidos ocorreram em mais de uma sigla, fazendo com que nomes históricos e relevantes deixassem suas legendas para ingressar em novos partidos.

Em Taquara, mais de 50% dos parlamentares migraram para outra sigla

Uma das mudanças mais significativas da janela partidária foi na Câmara de Taquara, onde 10 dos 15 vereadores mudaram de partido. Devido às mudanças, a maior bancada da Câmara de Vereadores passou a ser a do Republicanos. A sigla tinha elegido um vereador em 2020. Agora, com as migrações, ela passa a ter quatro parlamentares. Por sua vez, o Progressistas manteve três nomes. O PSB elegeu três vereadores e agora ficou com dois representantes. Por outro lado, o PDT que não tinha eleito nenhum vereador, agora conta com três. O PSD, que havia emplacado dois nomes na sua bancada, ficou sem nenhum. O União Brasil continua com um parlamentar. Já o PRD, que tinha quatro parlamentares, agora está sem nenhum. O PL e o MDB, que não tinham representantes, agora contam com um vereador cada. O PSDB, que tinha um vereador, agora ficou sem nenhum.

Confira abaixo as principais mudanças partidárias que ocorreram nas cidades Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Taquara, Rolante e Riozinho.

Parobé

Rolante

Riozinho

Igrejinha

Três Coroas

Taquara