Histórias e sedes do Legislativo de Igrejinha

Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Parte importante da história de construção e evolução de um município passa pela atuação do Poder Legislativo. Em Igrejinha, a Câmara de Vereadores tem seus primeiros registros datados de 1965. De lá pra cá, dez locais já serviram de espaço para os encontros e debates das sessões.

A primeira sede da Câmara foi a Sociedade União de Cantores de Igrejinha (SUCI), situada na Rua Independência, n° 469, bairro Centro, em Igrejinha/RS, cuja posse dos vereadores foi realizada em 09 de fevereiro de 1965. A primeira mudança logo veio, em março do mesmo ano, na quinta reunião, que foi realizada na sede da prefeitura à época. E então, por muitos anos, a Câmara teve seus encontros no local onde hoje se situa a Secretaria de Saúde.

A dinâmica também era diferente. Nos primeiros anos, fazia parte da do rito que uma passagem da Bíblia ou uma oração fosse realizada antes do início dos trabalhos. Isso ocorreu até meados de 1988. Outro ponto é que os vereadores chegavam à sessão sem ao menos saber o que seria tratado na pauta. Inicialmente, todos trabalhavam sem receber salários, e a partir do momento em que se instituiu pagamento houveram até processos contra a Câmara de Vereadores.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira eleição do município se deu apenas em 1968, mas registros em atas demonstram que houve eleição em 1964, porém com um único candidato ao Executivo.

Os registros históricos também apontam que: o primeiro secretário (Primeira Legislatura – das atas nº 01 até 83) foi Hilário Nestor Backes; o segundo secretário (das atas nº 84 até 156) foi Adair Grings; o terceiro secretário (Segunda Legislatura – das atas nº 01 até 96) foi Cristóvão Villas Boas; o quarto secretário (das atas nº 97 até a 180 da segunda legislatura, da ata nº 01 até a 44 da terceira legislatura) foi Delmo Stein; o quinto secretário (das atas 45 até 100) foi Rubert (?), cujo sobrenome não é identificável pela rubrica do livro.

Cristóvão Villas Boas disse que iniciou seus trabalhos com a Câmara de Vereadores em 10 março de 1969, e que durante todo seu período, que perdurou até a segunda legislatura (17 de fevereiro de 1971), a Câmara se localizava no prédio da antiga CRT (antiga moradia dos Auller), em frente à SUCI.
Neste período os secretários já recebiam salários, destacando que o expediente da Câmara era apenas à noite, no dia da reunião, mas que para fazer correspondências havia uma máquina de escrever. Informou, ainda, que a Câmara não possuía telefone e não tinham contato com deputados e senadores.

A Câmara de Vereadores de Igrejinha já teve outras nove sedes, sendo a atual a décima. São elas: SUCI; antiga casa de Oscar Schaeffer; Sede CRT; antigo prédio Família Renck; antigo prédio Família Matzembacher; atual Secretaria de Saúde; prédio na Esquina Gal. Ernesto Dornelles com Oswaldo Cruz, rua Osvaldo Cruz, 440; Fundação Cultural de Igrejinha, no Parque de Eventos Almiro Grings, e a atual sede da Câmara de Vereadores, Rua Tiradentes.