Governo sanciona projeto do delegado Zucco que cria incentivo ao setor coureiro-calçadista

Estado – Por iniciativa do deputado delegado Zucco (Republicanos), o projeto de incentivo ao setor coureiro-calçadista tornou-se legislação no Rio Grande do Sul. Através da Lei 16.037/2023, sancionada na última semana, fica instituída a Política de Desenvolvimento para a área, que emprega direta e indiretamente, mais de 300 mil gaúchos.

“Essa é uma grande vitória do setor calçadista, que gera tanta riqueza para nosso Estado. Estamos colocando em lei as políticas públicas de incentivo para esse tão importante setor econômico para os gaúchos”, destaca o deputado Delegado Zucco.

Para o parlamentar, o setor forjou a economia do Vale do Sinos, Paranhana e Encosta da Serra. “A lei garante fortalecimento da cadeia produtiva, incentivo para a produção e comercialização, condições de ampliação da geração de empregos, estímulo aos empresários e a redução da carga tributária da produção e logística no Estado”, complementou Delegado Zucco.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o RS fechou 2022 como o maior empregador no setor calçadista brasileiro, com 34% dos postos gerados no País. “Foram produzidos aproximadamente 900 milhões de pares no último ano”, esse número representa a riqueza gerada para a população.

Ampliação das linhas de crédito
“Com essa legislação, será possível ampliar linhas de crédito, principalmente, via bancos estatais. Com os incentivos aprovados através da lei, será possível Badesul, Banrisul e também ao BRDE ampliarem linhas de financiamento”, concluiu o deputado.

Calçado tem elevado índice de exportação
Ainda segundo dados divulgados pela Abicalçados, as exportações relativas ao calçado brasileiro, alcançaram US$ 1 bilhão nos últimos dez meses. Os principais parceiros comerciais do país na área são: Argentina, com 12 milhões de pares; Estados Unidos, com 8 milhões de pares e França, com 2,5 milhões de pares.