Emendas e investimentos fortalecem a agricultura de Riozinho

Riozinho – A agricultura de Riozinho tem recebido constantes incentivos por parte do poder público. O mais recente deles foi uma emenda parlamentar de R$ 150 mil, destinada pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB), que vai possibilitar a aquisição de equipamentos para a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O responsável pela pasta, Sérgio Koch, explica que a ideia é investir em itens de patrulha agrícola, como enxada rotativa, roçadeira articulada, plantadeira de milho e outros. A secretaria já conta com grande parte destes equipamentos, mas o recurso vem em boa hora porque há a necessidade de reposição devido ao desgaste das peças.

Além da emenda, Koch destaca uma parceria feita entre a prefeitura e a empresa Seta, sediada em Estância Velha, que garantiu 100 mil mudas de Acácias que serão entregues gratuitamente para os produtores do município. “A única coisa que eles vão precisar fazer é plantar. Serão cerca de R$ 28 mil que o agricultor vai deixar de gastar com compra para plantação”, ressalta. Cabe à prefeitura marcar e monitorar as áreas de plantio.

Trabalho que merece reconhecimento

Koch destaca que o trabalho do produtor rural está sendo cada vez mais valorizado. “Muitas pessoas enxergam os agricultores como coitadinhos. Precisamos mudar essa visão e ela está mudando. É necessário entender a importância de quem trabalha no campo. O produto do serviço realizado por essas pessoas está presente todos os dias na vida das pessoas e em diversos momentos”, afirma.

Feira do produtor surpreende

Um espaço dedicado especialmente para quem vive de seus cultivos foi inaugurado recentemente na cidade. No local, acontece a Feira do Produtor, que se consolidou ao longo dos anos como uma das principais atividades dos agricultores do município. O novo ponto oferece aos vendedores o contato direto com o consumidor final, além de um ponto estratégico para o comércio. Koch salienta que “a reação foi melhor do que eu esperava. Falavam que ia ser um espaço pequeno, mas quando começaram a usar acabaram gostando muito”. O local, que está sendo utilizado para as vendas há cerca de três semanas, conquistou também os consumidores. De acordo com o secretário, os relatos da comunidade endossam que a estrutura está muito bonita e convidativa. Koch ressalta que ainda há muita coisa que pode ser feito, especialmente com trabalhos mais voltados para dentro das propriedades.