Em agenda com secretário de Estado, vereadores buscam projetos para o desenvolvimento de Parobé

Foto: Matheus de Oliveira

Por Matheus de Oliveira/Comunicação Câmara de Vereadores de Parobé

Uma comitiva de vereadores esteve cumprindo agenda na capital na tarde de quarta-feira, dia 1º, em busca de projetos para o crescimento de Parobé. O encontro com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RS, Joel Maraschin, ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Durante a reunião, o presidente da Frente Parlamentar de Desenvolvimento, Gilberto Gomes (Republicanos), destacou que está em andamento um projeto de incentivo que prevê a devolução de parte do ICMS para empresas do município. A lei foi sugerida pela comissão e será enviada pelo Executivo à Câmara nas próximas semanas.

O secretário Joel Maraschin explicou que existe um incentivo estadual para empresas que queiram expandir os negócios ou se instalar na cidade, denominado Fundopem. O Fundo Operação Empresa RS é um instrumento de parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada, visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico, integrado e sustentável do Rio Grande do Sul. O programa apoia empreendimentos por intermédio do financiamento parcial do ICMS a partir da sua operação.

A adesão do município a um programa de financiamento do Badesul também foi assunto da reunião. A ideia dos vereadores é que uma linha de crédito seja liberada para que haja incentivo à instalação de empresas no Distrito Industrial de Parobé.

Os parlamentares também realizaram uma visita ao gabinete do secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

Participaram da agenda os vereadores Gilberto Gomes, Adriano Azeredo (MDB) e o presidente do Legislativo, Marcos Friedrich (PDT).