Eleições 2022: região mobiliza mais de 2.400 mesários

Foto: Fernando Frazão /Agência Brasil

Os cartórios eleitorais da região convocaram mais de 2.400 mesários para a realização das eleições no dia 2 de outubro. A função é indispensável para a realização do pleito. No Brasil, são quase dois milhões de mesários mobilizados.

Na 105ª Zona Eleitoral, que abrange o município de Campo Bom, foram convocados 648 mesários, 31 administradores de prédio, 3 integrantes da junta eleitoral e 29 auxiliares da junta, o que totaliza 711 pessoas da comunidade convocadas para os trabalhos eleitorais.

Na 149ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Igrejinha e Três Coroas, foram convocados 556 mesários, 29 administradores de prédio e 16 escrutinadores, além da Junta Eleitoral que é composta de 2 membros titulares e 2 membros suplentes.

Já na 55º Zona Eleitoral, que corresponde aos municípios de Parobé, Riozinho, Rolante e Taquara, foram convocados 1.266 mesários, sendo 205 para Rolante, 53 para Riozinho, 477 para Parobé e 531 para Taquara.

Todos os dados foram informados pelos respectivos cartórios eleitorais. A reportagem não obteve respostas relativas à 131ª Zona Eleitoral, dos municípios de Araricá, Nova Hartz e Sapiranga.

Treinamentos
“O treinamento dos mesários foi feito de forma remota com cursos elaborados pelo TSE e, em complementação o Cartório Eleitoral disponibilizou dias de semana e final de semana para atender pessoalmente os convocados que quisessem esclarecer dúvidas, treinar na urna para familiarizar-se com as tarefas que desempenharão a partir no sábado e domingo da eleição”, explica o chefe do Cartório da 105ª Zona Eleitoral, Sérgio Murilo do Amaral.

Para ele, todos os convocados, independentemente da função executada, são a base para a realização das eleições. “Trata-se de uma estrutura que a Justiça Eleitoral não teria como mantê-la sem a participação do cidadão que é convocado nesse momento pelo Juízo Eleitoral.”

De acordo com o Cartório de Taquara, os presidentes foram treinados presencialmente, no decorrer do mês de setembro, nos municípios para os quais foram convocados. Os primeiros mesários e demais componentes das mesas foram convidados a realizar o treinamento on-line ou pelo app Mesário.

90% de voluntários
Na 149ª Zona Eleitoral, do total de trabalhadores da eleição em Igrejinha e Três Coroas, mais de 90% são de mesários voluntários. Foram realizados no total nove treinamentos. Em Três Coroas, eles ocorreram no Centro de Lazer do Idoso e foram três turmas para treinamentos de mesários e uma turma para treinamento de administradores de prédio. No município de Igrejinha, os treinamentos ocorreram no IEE Olivia Lahm Hirt e foram quatro turmas para treinamentos de mesários e uma turma para administradores.

Atribuições
O 1º e o 2º mesários, nessa ordem, substituem o presidente na sua ausência. As principais atribuições são localizar o nome do eleitor no caderno de votação e colher sua assinatura; ditar o número do título ao presidente; entregar o comprovante de votação ou de justificativa e devolver os documentos ao eleitor; cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.