Eleições 2020: Vale do Paranhana conta com 1621 mesários nas eleições

Ainda há tempo para se inscrever para ser mesário nas eleições deste ano Foto: TRE/SP

Região – Muito além do processo eleitoral que define representantes políticos, as eleições também promovem um ato de contribuição da sociedade para com a democracia. E é justamente este sentimento que motiva inúmeros mesários a disponibilizar seu tempo para trabalhar de forma voluntária nas eleições.

De acordo com a 55ª Zona Eleitoral de Taquara, que abrange as cidades de Taquara, Rolante, Parobé e Riozinho, para o pleito deste ano, foram convocados 1113 mesários. Já pela 149ª Zona Eleitoral, que responde pelos municípios de Três Coroas e Igrejinha, foram 508 convocados. Mesmo com a pandemia, conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), 7 mil novos voluntários se inscreveram para trabalhar no pleito de 2020, o que foi visto como um sinal de confiança pelo TRE-RS, por parte dos cidadãos.

O Grupo Repercussão conversou com cidadãos de Parobé, Igrejinha, Taquara e Três Coroas, que detalharam os motivos pelos quais decidiram se voluntariar.

Ainda quer ser mesário?

O eleitor ainda tem até sábado, 14 de novembro, para se inscrever como mesário voluntário nas eleições municipais que acontecem no próximo domingo. É possível realizar a inscrição no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), preenchendo um formulário eletrônico que pode ser encontrado ao clicar espaço do Portal do Mesário. Os cidadãos que são convocados pelo juiz firmam um compromisso com a Justiça Eleitoral e em caso de ausência no dia do pleito, ficam sujeitos a sanções legais.

Cidadãos revelam motivos da prestação do serviço

Gabriella Krummenauer, 25 anos. “Entendo que no cenário atual do Brasil, acho que quando a gente tem a possibilidade de fazer alguma coisa para melhorar, temos que fazer. Então ser voluntária, acho que alivia a própria justiça eleitoral na hora de correr atrás das pessoas.”

Lisiane Angelita Machado, 37 anos. “São vários fatores que me motivam: eu amo o meu Brasil. Acredito que pode sim melhorar, acredito em muita mudança. Trabalho com o povo há quase 5 anos e gosto de fazer parte da sociedade (…) Me sinto na obrigação de ajudar.”

Lorena Tainá Fleck, 25 anos. “O que me motiva a trabalhar nas eleições é poder contribuir de alguma forma com o nosso país, ajudando na democracia que demorou para se estabelecer e que julgo ser muito importante para vivermos em sociedade hoje em dia.”

Silvana Oliveira Matos, 25 anos. “O que me motiva a trabalhar nas eleições como mesária voluntária é saber q estou contribuindo para a sociedade, de uma forma simples e muitas vezes despercebida, mas com a certeza de dever cumprido.”

Ana Paula de Aguiar Cemim Bays, 34 anos. “Eu adoro trabalhar nas eleições. Me sinto útil em poder ajudar num marco tão importante que é uma eleição. Este ano terei um novo desafio em coordenar uma equipe e estou bem ansiosa em poder ajudar mais ainda”

Vitor Machado, 24 anos. “Esse é o primeiro pleito em que atuo como mesário (…)Com o passar dos anos, fui amadurecendo e entendendo a importância da política para nossa sociedade (…) Esse foi um dos motivos que me levou a me inscrever para ser mesário voluntário”

Arthur Felipe Brocker, 25 anos. “Este ano será a quarta eleição que eu vou trabalhar como mesário. O que me motiva ser voluntário nas eleições é querer um Brasil melhor. Acredito que se cada um fizer a sua parte, o país vai melhorar muito, em todos os quesitos.”

Valdir de Oliveira Júnior, 27 anos. “Trabalho nas eleições há 10 anos, é o meu quinto pleito. Trabalho para contribuir com o país. Acredito que é um dever que tenho como cidadão em um momento tão importante que é a eleição.”

Benefícios disponibilizados aos mesários

Além de adquirir novos conhecimentos e de contribuir com a Justiça Eleitoral, no exercício da cidadania, ser mesário assegura ao cidadão outras vantagens:
– Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98);
– Auxílio- alimentação para o dia da eleição;
– Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais;
– Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;
– Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital;
– Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.