Eleições 2020: Auditoria realizada e urnas prontas para o dia do pleito

Conferência da tela inicial foi realizada esta semana em ambas as cidade Foto: Lilian Moraes

Região – Como tradicionalmente acontece em períodos de eleição, os cartórios eleitorais da região (55ª e 149ª zonas eleitorais) realizaram recentemente uma auditoria de algumas urnas que funcionarão no dia do pleito.

 

Conforme a chefe do Cartório da 55ª Zona Eleitoral de Taquara, Simone Amoretti, no último dia 3, foram auditadas quatro urnas, sendo uma de cada cidade de abrangência da 55ª ZE (Taquara, Parobé, Rolante e Riozinho). Em Igrejinha, o processo aconteceu na quinta-feira (05) e foram verificadas urnas da seção 1 de Três Coroas e na 59 e 98 de Igrejinha. Conforme a 55ª ZE, o processo de auditoria ocorre em dois momentos: 1) utilização de mídia AVPART: com o objetivo de verificação das assinaturas digitais e autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas. 2) utilização da mídia VPP – Verificação Pré e Pós Eleição: é realizada uma demonstração de votação acionada por mídia específica gerada pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral, nas mesmas urnas submetidas ao procedimento do item anterior de averiguação da integridade e segurança das versões dos sistemas instalados e funcionamento das urnas. São impressos boletins dos dados constantes nas urnas, como números dos títulos eleitorais, candidatos, e relatórios do resumo digital (hash) dos arquivos fixos das urnas.

 

Magistrada destaca segurança do sistema

Em entrevista ao Grupo Repercussão, a juíza Paula Maurícia Brun, da 149ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Igrejinha e Três Coroas, falou sobre o momento de verificação das urnas. “A importância é para demonstrar o quanto é seguro o sistema do Tribunal da Justiça Eleitoral”, ressaltou. Além disso, a magistrada lamentou a ausência dos partidos concorrentes ao pleito no processo. “Infelizmente, hoje tivemos apenas um representante de partido, dos municípios que fazem parte da zona”, comentou.

Esta semana, foi realizado ainda uma conferência da tela inicial (data, hora, município, seção eleitoral, versão do sistema, funcionamento da bateria interna, impressora e número da correspondência) em ambas as zonas eleitorais, assim como foram colocados, dentro das caixas das urnas, os demais materiais que serão transportados dentro das caixas das urnas, utilizados pelos mesários dia 15 de novembro.