Deputado estadual Issur Koch representa Assembleia Legislativa na abertura da FIMEC 2023

Foto: Divulgação

Região – Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, o deputado estadual Issur Koch representou a Assembleia Legislativa na cerimônia oficial de abertura da 46ª FIMEC na tarde desta terça-feira (07), nos pavilhões da FENAC em Novo Hamburgo. Como representante do setor desde seu primeiro mandato, Issur enfatizou a importância de um olhar constante do estado pelo desenvolvimento da cadeia produtiva.

 

“Já tratamos políticas de incentivo com a Secretaria Estadual da Fazenda, mas precisamos continuar avançando para garantir a permanência dos empregos em nosso estado e o retorno de empresas que nasceram aqui”, afirma. Para Issur, o setor exerce um papel de cunho social. “A produção de calçados emprega milhares de pessoas independente de sua idade, classe social e formação educacional, exercendo um papel importante em nossa região”, justifica.

Redução da alíquota

Atualmente, ao lado de entidades, o parlamentar trabalha junto à Secretaria Estadual da Fazenda para redução da alíquota de ICMS de 4% para 3%. “Ao equipararmos o ICMS com o de Santa Catarina, por exemplo, empresas que atualmente faturam por outros estados voltarão para o Rio Grande do Sul, gerando mais emprego e renda para os gaúchos”, defendeu.

Issur também atua para diminuir as restrições da Argentina às exportações brasileiras e que atingem diretamente o setor calçadista. Na última semana, ele aproveitou a visita do embaixador da Argentina à Fiergs, Daniel Scioli, para apresentar reivindicações dos calçadistas gaúchos. “A Argentina vive uma escassez de dólares e tem tomado medidas para conter a saída de divisas do país. Os bons resultados do setor calçadista em 2022, quando contabilizamos o maior volume exportado para o país vizinho desde 2005, pode ficar comprometido”, avaliou o deputado.

No ano passado, a receita gerada pelos calçadistas foi de US$ 61,1 milhões com 4,9 milhões de pares exportados, crescimentos de 57,1% em dólares e 23,6% em pares.

Por Assessoria Issur Koch