Curtas da esfera pública: Sirlei acompanha  projeto de ginásio, Moacir cita Restos a pagar e mais

Issur quer promover a saúde mental nas escolas estaduais

Fomentar estratégias de promoção da saúde mental nas escolas. Esse é o objetivo do vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Issur Koch, que propôs a apresentação de cartilha sobre o tema, na reunião da última terça-feira (11). O deputado quer estreitar a relação entre o poder público, a produção do conhecimento científico e a comunidade. “O próximo passo será agendar uma conversa com o governo do Estado, colocando o conteúdo à disposição e articulando a distribuição do material nas escolas”, afirma o parlamentar.

Moacir cita Restos a pagar

Durante a sessão desta semana na Câmara de Vereadores de Parobé, o vereador Moacir Jagucheski (PPS) fez uma defesa dos valores utilizados em diárias no período em que exerceu o cargo de prefeito interino. “Não me arrependo e faria novamente. Fizemos um trabalho em conjunto em prol do município. Só de restos a pagar eram R$ 16 milhões quando eu entrei, e quando entreguei em agosto, com R$ 6,5 milhões de restos a pagar. É um desabafo, mas somos discriminados”, citou o vereador.

Mortalidade infantil é tema de debate em Parobé

A Câmara de Vereadores de Parobé realizou na última semana, audiência pública para debater a respeito dos números referentes aos índices de mortalidade infantil no município. Em dados oficiais apresentados pela coordenadora da rede de atenção básica, Janice Guasselli, houve uma redução significativa nos índices em comparação aos últimos nove anos. “Em três anos ficamos abaixo da meta, de 2010 a 2017. A menor taxa de mortalidade foi em 2018, onde ficamos com 6,16 a cada mil nascimentos. comentou a enfermeira. Até maio deste ano, o município atendia mais de 400 gestantes na Unidade Básica de Saúde da Mulher e da Criança.

Sirlei acompanha  projeto de ginásio

Em recente agenda, a presidente da Câmara de Vereadores de Taquara, Sirlei Bernardes da Silveira (PTB), recebeu a visita do Assessor do deputado federal Maurício Dziedricki, Maicon Schuh.
Na oportunidade, o assessor recebeu das mãos da presidente o esboço do Ginásio Esportivo Municipal, contendo vestiário e arquibancadas. A intenção é que seja construído no bairro Empresa. A estrutura seria construída com recursos oriundos do Governo Federal e o projeto original foi protocolado em Brasília, no mês de março. A Vereadora Sirlei ressaltou que o referido bairro não conta com nenhum ginásio esportivo, portanto, as escolas e a comunidade local não possuem espaço para a prática de esportes e lazer.

Vereadora aciona a secretaria de Meio Ambiente

A vereadora, Mônica Facio (PT) encaminhou pedido de informação à Secretaria do Meio Ambiente de Taquara, para que envie à Câmara análise completa de todos os componentes presentes na água fornecida pela Corsan à toda a população. Recentemente, o Repercussão Paranhana publicou reportagem onde mostrava que levantamento independente na água bruta (ou seja, ainda sem o tratamento, apresentava inúmeros agrotóxicos).

Fotos: Divulgação