Curtas da esfera pública: Para proibir os canudos plásticos, a importância do Hospital São Francisco de Assis e mais

Taquara

Bons de laço recebem justa homenagem

A Câmara de Vereadores prestou uma homenagem aos laçadores da 22ª Região Tradicionalista durante a sessão desta semana.A proposição partiu do vereador Daniel Laerte Lahm (PTB). Os 10 laçadores selecionados conquistaram o 1º lugar no Laço Equipe, título inédito para a região, com 100% de aproveitamento, ou seja, 50 armadas positivas em 50 laços arremessados marca histórica para o FECARS, durante o Campeonato de Laço que ocorreu por ocasião da 31ª Festa Campeira do RGS, realizada em Xangri-lá nos dias 15, 16 e 17 de março do corrente ano. Os homenageados receberam um certificado de reconhecimento pela conquista.

Para proibir os canudos plásticos

Um projeto de lei de autoria do vereador Dirceu Linden Junior (PSD) foi apresentado na Câmara de Vereadores de Igrejinha e prevê a proibição do fornecimento de canudos plásticos em bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos comerciais da cidade. A proposta é que se substituam os canudos de material plástico, que são tão comuns, por matérias-primas biodegradáveis que não tenham um impacto tão grande no meio ambiente. “Os canudos plásticos levam 1 minuto para serem fabricados, ficam em uso por 5-15 minutos e depois vão levar 100-200 anos para se decomporem”, cita o vereador, lembrando que Canela, Gramado e Três Coroas aprovaram lei idêntica.

Parobé

A importância do Hospital São Francisco de Assis

É quase impossível a diretoria do Hospital São Francisco de Assis (HSFA), de Parobé, passar mais de uma semana sem receber ao menos duas visitas de lideranças gaúchas com participação ativa no cenário político do país. Nos últimos duas, foi a vez de dois nomes conhecidos dos gaúchos: Ronaldo Nogueira, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e lideranças locais que representam o deputado federal Lucas Redecker (PSDB). Acompanhado de assessores parlamentares e do seu representante em Parobé, Ellis Marques dos Santos, Ronaldo Nogueira, conheceu a ampliação do HSFA. Ronaldo Nogueira foi ministro do Trabalho no governo Temer e deputado federal pelo PTB-RS. Outra importante agenda cumprida pela direção foi com o presidente do PSDB de Parobé, Ricardo Juarez e do vereador, Idamir Moraes. Na oportunidade, a direção do hospital recebeu a confirmação de uma emenda parlamentar do deputado federal Lucas Redecker à instituição. O valor de R$ 100 mil trata de Incremento Temporário ao Custeio de Serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial para Cumprimento de Meta.

Deputado Dalciso com lideranças em Parobé

Quem tem cumprido uma extensa agenda de atividades pela região do Paranhana é o deputado Dalciso Oliveira (PSB). Somente na segunda-feira (6), o deputado esteve reunido com diversas lideranças de Parobé.
Na Câmara de Vereadores, articulou demandas com os vereadores Enio Terra, Maria Eliane (presidente da Casa neste ano) e Moacir Jagucheski. O deputado também esteve em agenda com os vereadores Jair Bagestão e Gilberto Gomes. Dalciso também aproveitou a passagem pela cidade para conversar sobre empreendedorismo e desenvolvimento com a empresária do ramo turístico, Rosane Enberle. Um espaço na agenda foi destinado ainda para o professor Everson de Freitas e o pastor Enoque Muller.
Quem esteve colado com o deputado nas agendas por Parobé foi o ex-vereador Paulo Vianei e Vanderlei Scherer, ambos lideranças do PSB local.

Pedro Westfalen em Sapiranga

Em recente agenda do ex-deputado estadual, João Fischer, o Fixinha, ao Hospital Sapiranga, a direção pôde estreitar os laços com o atual deputado federal, Pedro Westfalen (Progressistas). O presidente, João Edmar Wolff e a diretora executiva Elita Herrmann, apresentaram todas as instalações da Casa ao parlamentar. O deputado, que também é médico de formação, elogiou as instalações do hospital e se colocou à disposição da direção para intermediar as necessidades junto ao Ministério da Saúde, em Brasília. O presidente da Associação agradeceu a visita e ressalta a importância de ter representantes defendendo o Hospital.

Fotos: Divulgação