Crise do setor coureiro-calçadista é debatida em Parobé

Parobé – A segunda audiência pública da Frente Parlamentar do setor coureiro-calçadista, presidida pelo deputado Dalciso Oliveira (PSB), ocorreu na noite de sexta-feira (12), em Parobé. A atividade, que debateu a redução dos empregos, a migração de empresas e a desindustrialização do setor, faz parte do cronograma de trabalho que inclui ainda uma terceira audiência em Igrejinha, a ser realizada na segunda-feira, dia 15, às 19 horas, no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch (Rua Marechal Costa e Silva 205, centro).

O deputado Dalciso ressaltou a importância de analisar e debater o cenário de crise que o setor vem enfrentando nos últimos 20 anos e buscar soluções em conjunto com todos os setores envolvidos. “Dados mostram o encolhimento do PIB industrial e a queda nos empregos. Buscamos um ambiente de igualdade tributária para que nossas empresas possam ter competitividade no mercado nacional.”
Dalciso destacou ainda que “o ICMS igual aos demais estados do Sul é uma realidade que juntos podemos construir, o Consud permite isso”, explicou ao lembrar q o Rio Grande do Sul já foi o maior polo calçadista feminino do mundo. “Estamos perdendo posição para outros estados e a expertise do ‘fazer calçado’ é toda nossa”, esclareceu.

Estiveram na atividade o delegado da Receita Estadual, Nereu dos Santos, o vereador de Parobé, Enio Terra, a presidente da Câmara Municipal de Taquara, vereadora Sirley Silveira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Parobé, Éder Pereira, e o representante do Sindicato dos Sapateiros, João Pires.