Convenção do PT confirma Edegar Pretto como candidato a governador do RS

Foto: Rafael Stedile

Estado – Na manhã deste domingo (31), em Porto Alegre, foi realizada a convenção partidária que formalizou a candidatura de Edegar Pretto (PT) para o Governo do Estado e Pedro Ruas (PSOL) como vice. No encontro, que reuniu cerca de mil pessoas, também foi confirmado o nome do ex-governador Olívio Dutra para o Senado Federal, posição que será compartilhada com dois suplentes, um deles é Roberto Robaina (PSOL).

O ato de homologação das candidaturas foi realizado pelo presidente da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), deputado Paulo Pimenta, acompanhado dos presidentes dos partidos aliados e Luciana Genro, presidente da Federação PSOL/Rede Sustentabilidade. “Estamos confirmando as nossas candidaturas, desta chapa que será plural. E neste momento, confirmamos a candidatura do filho do Adão Pretto e da Dona Otília, lá de Miraguaí, Edegar Pretto, e o vice Pedro Ruas”, manifestou Pimenta, conclamando o público a ratificar o anúncio, por meio do agito das bandeiras.

Emocionado, Edegar Pretto chamou Pedro Ruas, Olívio Dutra e Tarso Genro para acompanhá-lo e testemunhar o ato de assinatura da carta de compromisso com os gaúchos. O documento foi construído a partir da escuta da população de todo o estado em 10 assembleias populares da sua pré-candidatura. “Estou aqui para firmar com vocês a minha palavra e colocar a minha assinatura numa carta de compromisso para reconstruir o nosso Rio Grande do Sul”, falou com entusiasmo.

Em três páginas, a carta lista as principais prioridades da população gaúcha e as propostas de como enfrentar os desafios de cada área para promover o desenvolvimento das regiões, a partir das suas demandas específicas. Entre os principais compromissos estão o combate à fome e à miséria, investimentos nos pequenos negócios e na agricultura, para que a geração de emprego e renda possam potencializar a economia do estado. Outro grande destaque é um maior investimento na saúde pública, para que a população não precise esperar meses por consultas e exames. A educação é outro pilar importante do documento, que prevê investimentos em melhores estruturas, alimentação nas escolas para as crianças e os adolescentes que necessitam, além da valorização de todos os profissionais ligados ao ensino.

Trajetória de Edegar Pretto (PT)
Edegar Pretto tem 51 anos. É pai de três filhos. Natural de Miraguaí, na região Celeiro do RS, tem origem na roça. É filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, e da dona Otília Pretto, falecida em 2010. É formado em Gestão Pública e está em seu terceiro mandato como deputado estadual, tendo sido o mais votado do PT nas últimas três eleições para a Assembleia Legislativa. Ele também presidiu a Casa em 2017. Em setembro de 2021, o PT confirmou seu nome como pré-candidato do partido para disputar o governo do Estado nas eleições de 2022. Entre suas principais bandeiras de trabalho estão a defesa da produção de alimentos, o combate à fome e o fim da violência contra as mulheres.

Trajetória de Pedro Ruas (PSOL)
Pedro Ruas tem 66 anos. Natural de Porto Alegre, é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Atuou na advocacia trabalhista, sempre em defesa do trabalhador. Iniciou sua trajetória política no Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde foi secretário de Obras Públicas e Saneamento no governo do ex-governador Olívio Dutra. Sempre foi inspirado nas lutas de Leonel de Moura Brizola. Foi através de Pedro Ruas que o PSOL, partido do qual é um dos fundadores, conseguiu o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Atualmente é um dos vereadores da sigla na Câmara de Porto Alegre.

Trajetória de Olívio Dutra (PT)
Olívio de Oliveira Dutra tem 81 anos. É missioneiro nascido em Bossoroca. Foi casado por 54 anos com dona Judite Dutra, falecida em maio deste ano. Trabalhou como bancário no Banrisul e foi presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, junto com Lula. Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte. Foi prefeito de Porto Alegre de 1989 a 1992, governador entre 1999 a 2002 e ministro das Cidades no governo Lula entre 2003 e 2005. Em 2014, foi candidato ao Senado Federal pelo RS.