Consórcio de empresas é alternativa para fomentar exportações

Foto: Ramon Lopes

NOTA DA REDAÇÃO: Conforme o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, não há articulação do governo estadual sobre criação de consórcio entre empresas calçadistas para auxiliar o setor. Lorenzoni afirmou que “não existe nada dentro da secretaria, sequer um embrião” sobre algum programa neste sentido, e que nada será feito sem o apoio da Abicalçados. O tema, meses atrás, foi estudado por um ex-membro da secretaria, que não está mais no governo estadual.

 

 

Texto: Daniela Miranda/ALRS

Região – A formação de um consórcio de empresas do setor calçadista visando a ampliação da capacidade competitiva do produto gaúcho no mercado internacional esteve na pauta da reunião de hoje (27) do deputado Dalciso Oliveira (PSB) no Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas. Junto com o presidente do SICTC, Joel Klippel, e alguns dos principais players do setor, Dalciso, que é presidente da Frente Parlamentar para tratar do Setor Coureiro-Calçadista Gaúcho – A redução dos empregos, a migração de empresas e a desindustrialização do setor, tratou deste assunto e também da adesão das empresas ao decreto de redução da alíquota de ICMS que ainda enfrentam muitos entraves.

É que como representante do empresariado, Dalciso foi designado pelo governo gaúcho para articular e coordenar a formação do consórcio para ajudar o setor a aumentar a participação nas exportações. “Juntos poderemos competir com mais força no mercado já que temos expertise e qualidade incontestáveis na arte do fazer calçado”, argumentou o deputado que está empenhado em buscar de todas as formas auxiliar as empresas gaúchas a se manterem em atividade. “O nosso setor está sangrando ainda mais neste momento de crise e de pandemia e o Estado precisa ter sensibilidade e ajudar na manutenção das empresas que tanto contribuem para a economia gaúcha”, enfatizou.