Comprometimento e continuidade de trabalho garantidos com a eleição de Leandro Horlle e Joãozinho Lopes em Igrejinha

Foto: Lilian Moraes

O pleito municipal reservou fortes emoções para quem acompanhou de perto a apuração dos votos no domingo (15). Com dois candidatos na disputa pela Prefeitura de Igrejinha, Guto Scherer (MDB) e Leandro Horlle (PP), protagonizaram uma eleição que dividiu opiniões dos munícipes e que, até o início da contagem dos votos, instaurou um clima de tensão na terra do voluntariado.
No entanto, bastou a apuração começar e antes mesmo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar o resultado oficial das eleições, Igrejinha já sabia: Leandro e Joãozinho Lopes foram os escolhidos dos igrejinhenses para dar continuidade ao trabalho do Partido Progressista no comando do executivo municipal.
Com 12.525 votos (60,77%), a coligação “Juntos fizemos história. Juntos faremos de novo” composta pelos partidos Progressistas, PSB, PDT, PSL, PSDB, PSD, DEM, CIDADANIA venceu a disputa contra 8.085 votos (39,23%) recebidos por Guto Scherer e Chaco Matte, da chapa que contou com o MDB, PTB e Patriota.
Com um total de 21.726 votos computados sendo 20.610 votos válidos, o município teve um percentual de 94,96% de comparecimento dos votantes. Destes 516 (2,38%) foram em branco, 590 (2,72%) nulos e 5.523 abstenções foram registradas, o que representa um total de 20,28% votos não depositados em nenhum dos candidatos.
Na Câmara de Vereadores, a coligação vitoriosa continuará com grande representatividade no próximo mandato. Dos nove parlamentares eleitos, oito são de partidos que fizeram parte da chapa “Juntos fizemos história. Juntos faremos de novo”. A oposição estará representada pelo vereador emedebista Marivaldo Leal.
Entre todas as novidades no legislativo municipal, o pleito de 2021 também ficará marcado pela eleição de uma mulher: Diana Spohr é a sexta vereadora mulher eleita de forma direta da história de Igrejinha.

Vereador mais votado Igrejinha

Foto: Reprodução/Facebook

PP ocupará a maioria das cadeiras do Legislativo municipal em 2021

Assim como foi em 2020, a Câmara de Vereadores de Igrejinha terá oito candidatos aliados à majoritária vencedora e um de oposição. Deste total, apenas três candidatos conquistaram a reeleição no legislativo: Dirceu Linden Jr. e Carlo Rivelino Karloh, o Padilha e Carlinhos Michaelsen. Os outros seis são “caras novas” e irão compor a mesa no próximo mandato: Willian, “O Gaúcho da Solitária”, Nico, Marivaldo Leal, Silvestre Garcia, Douglas Percoski e a Professora Diana Spohr.
O partido com mais representantes será o Progressistas, com cinco cadeiras. MDB, PSL, PSB e PDT ocuparam as outras quatro.
Outra novidade na Câmara será a presença feminina da Professora Diana Spohr, concursada no município há 15 anos, há dois anos é diretora da escola João Darcy Rheinheimer no Bom Pastor. A última mulher que havia conquistado uma cadeira no Legislativo igrejinhense foi Jorgia Marisa Seibel de 2005 a 2008, que também esteve na Câmara de 2001 a 2004. Antes delas, Lorisete Maria Dias e Ana Maria Linden fizeram parte da Câmara de 1997 até 2000. Sonia Helena Lauffer que esteve presente em dois mandatos, de 1989 até 1992 e 1992 até 2000 e Clara Taly Hatge (in memoriam), que foi a primeira mulher eleita da casa, no ano de 1983 até 1988.

Entrevista

Ainda em meio à festa da vitória, o candidato Leandro Horlle atendeu o Grupo Repercussão e fez as primeiras considerações do seu mandato, agradeceu o apoio da comunidade, revelou o seu sentimento pela conquista do pleito e ainda confirmou o atual Prefeito Joel Wilhelm como um dos seus secretários. “Joel vai ser o meu secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico. Isso é um compromisso que nós assumimos muito antes da campanha”, declara.
Antes de assumir o cargo público, Leandro foi secretário de Administração municipal e também conta com a experiência de 10 anos à frente do partido Progressista de Igrejinha, quando foi presidente. Já Joãozinho, concorreu a vereador em 2016 quando foi eleito com 800 votos, foi Presidente da Câmara em em 2019, período em que articulou a devolução de R$ 477.572,50 ao Executivo. Confira ao lado a entrevista de Leandro Horlle ao GR.

“É indescritível o momento que vivemos” Leandro Maciel Horlle/Prefeito eleito em Igrejinha

Jornal Repercussão – Qual é o sentimento de vencer essa disputa em uma campanha diferente como foi essa de 2020?
Leandro Horlle – Tem duas palavras que neste momento são importantíssimas e eu não posso deixar de falar, a primeira delas é agradecimento. Agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram, a todos os nossos amigos, os partidos e candidatos a vereadores, ao Joel, ao Dalciso, mas principalmente a todos os nossos eleitores. É indescritível o momento que vivemos. A segunda palavra é emoção. Ao longo dos meus 44 anos de vida, desde o primeiro dia eu amei essa cidade. Não há palavras para descrever o sentimento que eu tenho neste momento em saber que a partir de primeiro de janeiro do ano que vem eu vou estar junto com o Joãozinho e com a nossa equipe, comandando os rumos da cidade, querendo fazer ainda mais para os nossos cidadãos de Igrejinha.

JR – Como vai acontecer a transição do mandato?
LH – Nós vamos conversar ainda. Vai ser uma transição muito tranquila, por que nós temos um grupo de gestão em que o prefeito, o vice e mais algumas pessoas participam, inclusive o próprio Joel, então nós vamos fazer uma transição tranquila, podem ter certeza, como eu sempre digo, nós pretendemos manter ao máximo o time, fazer os ajustes que precisam ser feitos, mas sempre pensando que a gente pode fazer mais e melhor com os recursos públicos.

JR – Primeira ação planejada do mandato?
 LH – A primeira ação e que a gente vai se dedicar em um primeiro momento, que é uma das coisas mais urgentes que precisa é a construção de um novo prédio para a escola Hilário Nestor Backes lá na comunidade do Acácias. Esse é o foco do início do mandato e vamos trabalhar para concretizar isso.

Confira as fotos da festa da vitória: